João da Bota e Marily vencem o Circuito CAIXA em Campo Grande

Fonte Local da Comunicação 03/06/2012 às 20h

A alagoana se distanciou na liderança do ranking, o mesmo aconteceu com Giomar Pereira, quinto na capital matogrossense

Campo Grande - Sem a concorrência africana, a elite nacional fez uma boa disputa neste domingo, na quarta etapa do Circuito CAIXA, em Campo Grande. A equipe do Cruzeiro dominou o pódio masculino, com a vitória de João Ferreira de Lima, o "João da Bota", do segundo colocado, Valdir de Oliveira, e do quinto, Giomar Pereira da Silva, que manteve a ponta no ranking. No feminino, Marily dos Santos ganhou fácil e aumentou a liderança na classificação dos corredores de rua do Brasil. Agora o Circuito dá uma parada de dois meses e recomeça em 5 de agosto, com a quinta etapa, em Fortaleza.

O sol marcou presença bem cedo neste domingo, na capital do Mato Grosso do Sul. A região do Parque das Nações Indígenas começou a receber grande número de corredores que seguiram para o estacionamento de uma das entradas do Parque, onde foi a largada e chegada do Circuito de Corridas da Caixa.

Pouco depois de 8 horas da manhã, a elite feminina largou para o percurso de 10 quilômetros. Após 15 minutos, foi a vez da elite masculina e dos demais corredores inscritos, que somaram 1.250, mesmo número do ano passado. O clima estava bem seco, com temperatura em torno de 24 graus.

Entre as mulheres, a disputa ficou equilibrada até a metade percurso em torno do Parque. No sexto quilômetro, Marily dos Santos forçou o ritmo, abriu vantagem e seguiu firme para a vitória, em 36m04, seu segundo resultado importante consecutivo no Circuito - semana passada foi vice-campeã em Belo Horizonte.

"Foi minha estreia em Campo Grande. Adorei a cidade, achei o percurso muito bonito, cheio de árvores, pena que a gente passa rápido e não dá para olhar tudo. Mesmo assim, quero voltar para Campo Grande", contou a atleta que agora soma 151 pontos no Ranking Nacional CAIXA/CBAT, 16 à frente da vice-líder Roselaine de Souza Silva, do Cruzeiro, que terminou em quarto neste domingo.

Marily tem duas meias maratonas em julho, em Foz do Iguaçu e em Salvador. Antes disputa a Maratona de São Paulo daqui duas semanas. E já confirmou que correrá em Fortaleza e em Recife, no Circuito CAIXA, em agosto.

Cruzeiro domina o masculino

Sem os quenianos para atrapalhar, a equipe do Cruzeiro passeou neste domingo em Campo Grande. João Ferreira de Lima, o João da Bota, abriu no terceiro quilômetro, administrou a vantagem até a vitória, em 30m22. Logo depois, 11 segundos, chegou seu companheiro de equipe Valdir de Oliveira, e mais dois segundos, Antonio Sousa Lima, da GranCursos, que agora é o vice-líder do ranking, com 128 pontos. Na frente, continua firme Giomar Pereira da Silva, que chegou em quinto, mesmo depois de uma semana adoentado com uma virose. Giomar soma agora 154 pontos.

O campeão deste domingo também fez a estreia em Campo Grande. "Gostei do percurso, mas estava um pouco quente. Por isso, o tempo ficou abaixo do que eu esperava, mas valeu pela vitória. Gostei muito da cidade e quero voltar", garantiu João da Bota, que correu as quatro etapas do Circuito CAIXA - foi oitavo em Goiânia, terceiro em Uberlândia e quinto em Belo Horizonte. Agora vai para Fortaleza e Recife para melhorar sua classificação no ranking. Hoje tem 106 pontos e está em quinto lugar.

O melhor corredor do Mato Grosso do Sul neste domingo foi Vilmar Roberto Dias, que ficou em sétimo, com 33m45. No feminine, o destaque foi Siméia Regina Edilene da Cunha dos Reis, sexta colocada, com 45m18.

Bombeiro viaja 1.900 quilômetros para correr em Campo Grande

Além da boa disputa na elite, a prova de Campo Grande foi marcada por corredores de vários estados, como Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e até Rondônia. Francisco Marconi, de 43 anos, já foi um corridor de elite, fazia os 10 quilômetros em 29m50. Hoje ele corre para 38 minutos e nos últimos dias viajou 1.900 quilômetros em 28 horas de ônibus, desde Vilhena, em Rondônia, para competir no Circuito Caixa.

Francisco é sargento e trabalha no Corpo de Bombeiros, corporação que o libera uma vez por mês para competir em algum lugar do Brasil. "Já participei de várias provas do Circuito Caixa, pois tenho apoio do governo do meu estado, da prefeitura e de mais dois patrocinaores que em acompanham desde que eu era profissional, a Eucatur e JFG Energia", explicou o atleta, logo depois de completar o percurso em 38m23 e ficar em 18. na classificação geral. Francisco se orgulha de ter vencido 127 corridas em 13 anos de atividade como profissional e de ser amigo de Vanderlei Cordeiro de Lima e Luís Antonio dos Santos, destaques da sua época.

Quem também chamou muito a atenção foi a última colocada da prova, um exemplo de vida e de determinação. Rosita Teixeira Pires precisou de 1h23m56 para completar os 10 quilômetros, mas foi quase tão aplaudida quanto os primeiros colocados. Rosita tem 72 anos e chegou falante e disposta para contar que esta foi sua vigésima prova. "Nasci em Cuiabá, mas moro em Campo Grande há 40 anos. Treino três horas todos os dias na Academia Praktika. Adoro fazer exercícios", garantiu pouco antes de receber sua merecida medalha.

Resultados

Masculino

1- João Ferreira de Lima, o "João da Bota" (Cruzeiro/CAIXA) - 30m22
2- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro/CAIXA) - 30m33
3- Antonio Wilson Sousa Lima (Grancursos/CAIXA) - 30m35
4- Flávio Henrique Andrade (Pé de Vento) - 30m50
5- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 31m39

Feminino
1- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) - 36m04
2- Vanda Carneiro Chagas (Grancursos/Agel/CAIXA) - 36m29
3- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Ascoruse) - 36m56
4- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 37m33
5- Gisele Barros de Jesus (Appai/PMERJ) - 37m54

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Campo Grande, contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Esportes (FUNESP), além da supervisão técnica da CBAt e Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
http://twitter.com/circuitocaixa
www.facebook.com/circuitocaixa



Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 03/06/2012 ás 20h

Compartilhe

João da Bota e Marily vencem o Circuito CAIXA em Campo Grande