Irmãos Basso é primeira vinícola farroupilhense a produzir e comercializar Vinho frisante

Fonte Leonardo Gottems Assessor de Imprensa 29/01/2010 às 10h

A Vinícola Irmãos Basso, de Farroupilha, é a primeira do município a comercializar vinhos frisantes. O Monte Paschoal Frisante, que está disponível nas versões branco e rosé, resulta de um novo processo de elaboração para esse tipo de produto, a partir de fermentação única em autoclaves (método charmat) de uvas moscatéis. A fermentação única, com controle de temperatura, conforme explica o enólogo Magnos Basso, preserva os aromas das uvas moscato - variedade em que o município de Farroupilha é o principal produtor – conferindo maior frescor ao produto.

Os dois produtos apresentam leve desprendimento de borbulhas e baixo teor alcoólico (7% vol). “São bebidas leves, adocicadas, que remetem à jovialidade e à descontração, ideais para o verão”, acrescenta o enólogo. (Veja abaixo especificações completas). A jovialidade do produto também está em seu rótulo. Inspirado nas cores e traços do artista Piet Mondrian -  um dos principais representantes da arte moderna -  expressa uma bebida única, descontraída, arrojada, que transmite atitude, estilo e personalidade.

Fabiano Basso, diretor comercial da vinícola, comenta sobre a aposta neste segmento novo e crescente no país. “Os frisantes Monte Paschoal resultam dos investimentos da vinícola nos últimos três anos no mercado de vinhos finos e espumantes. A tecnologia implementada permitiu o desenvolvimento desse produto cuja demanda acentua-se”. A produção dos vinhos frisantes apareceu nas estatísticas de produção do Rio Grande do Sul, em 2002, com pouco mais de mil litros, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Considerando-se os 863 mil litros comercializados pelas vinícolas gaúchas em todo o Brasil no período de janeiro a novembro de 2009, nesse ano deverá ser rompida a marca de 1 milhão de litros do produto.

Sobre os frisantes Monte Paschoal, mais informações podem ser obtidas pelo site www.vinicolabasso.com.br ou telefone (54) 2109.7400.

 

Leonardo Gottems Assessor de Imprensa
Fonte Leonardo Gottems Assessor de Imprensa 29/01/2010 ás 10h

Compartilhe

Irmãos Basso é primeira vinícola farroupilhense a produzir e comercializar Vinho frisante