Insa ajuda a ampliar recursos do edital universal-2009

Fonte MCT. 23/12/2009 às 10h

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) vão financiar projetos do Edital Universal-2009, não incluídos na lista dos inicialmente aprovados por aquele Edital, por limitação de recursos, mas que tinham sido recomendados por Comitês Assessores.

São 13 propostas, oriundas de pesquisadores do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Piauí, envolvendo estudos silvopastoris, manejo e estudos de reprodução de caprinos e ovinos, tecnologia alternativa para esterilização de sucos de frutas do semiárido, controle de cochonilha em palma forrageira, estudos de espécies da flora e da fauna e manejo da Caatinga, inclusive pesquisa de biometabólitos em plantas da região.

Há projetos com o objetivo também de realizar estudos sobre qualidade de solo e ciclagem de nutrientes, ecologia da dispersão de sementes e recuperação de áreas degradadas.

Todas as propostas se inserem no Plano Diretor do Insa e são esperadas contribuições relevantes para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.

MCT.
Fonte MCT. 23/12/2009 ás 10h

Compartilhe

Insa ajuda a ampliar recursos do edital universal-2009