Inquietações e esperanças sobre os novos desafios socioambientais

Fonte Assessoria de Imprensa da PUC-Rio 10/06/2012 às 22h

Reitor da PUC-Rio lança livro com 20 artigos no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi a data escolhida pelo Reitor da PUC-Rio, o biólogo e padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., para levar à sociedade suas inquietações e esperanças sobre os novos desafios socioambientais.

No dia 5 de junho, o ´Reitor verde´, como é carinhosamente conhecido, lançou o livro Rio +20 - Reflexões sobre a sustentabilidade socioambiental, que traz o selo da editora da Universidade e aposta na internacionalização do conhecimento com textos bilingues (português/inglês).

Para pe. Josafá, "respeito e preservação do planeta constituem um imperativo ético e moral para as gerações presentes e futuras, uma missão comum a todos". Segundo ele, a conferência Rio +20 é um marco para a tomada de decisões à altura dos acontecimentos, em um período de crise global que reúne elementos climáticos, éticos e econômicos.

Os vinte artigos reunidos no livro estão divididos em quatro blocos temáticos: o primeiro se dedica ao campo da ética, buscando uma integração de perspectivas da questão ambiental; o segundo se debruça no enfrentamento das mudanças climáticas e suas consequências para socius e biosfera; o terceiro aborda as visões religiosa e espiritual; no último bloco, com os possíveis caminhos vindos com a Rio +20, um misto de perplexidade e esperança.

- O livro é um subsídio para a reflexão ética sobre os grandes desafios planetários. Uma contribuição local para um problema global, define o Reitor.

Assessoria de Imprensa da PUC-Rio
Fonte Assessoria de Imprensa da PUC-Rio 10/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Inquietações e esperanças sobre os novos desafios socioambientais