Incorporação da CSI e Inter Commerce pelo Grupo Linx é concluída com sucesso

Fonte EPR Comunicação Corporativa 27/04/2010 às 16h

 Finalizados os processos de integração das novas empresas em apenas 3 meses,  a Linx Sistemas assume a posição de maior software house para o varejo da América Latina e segunda maior do Brasil.
  
Com base na bem sucedida experiência de união das estruturas operacionais realizadas com as aquisições da Quadrant e da Formata, o Grupo Linx concluiu com grande êxito a incorporação da CSI Comércio Soluções Inteligentes e da Inter Commerce Retail Software às operações da Linx Sistemas, especializada em soluções de gestão empresarial para o varejo. Apenas três meses após as mais recentes aquisições, todas as áreas das empresas já se encontram consolidadas. Embora complexa, a integração das organizações sob a mesma estrutura empresarial ocorreu com agilidade por conta do envolvimento do corpo diretivo das empresas e do planejamento, iniciado 90 dias antes da assinatura dos contratos.

De acordo com Alberto Menache, Diretor Presidente do Grupo Linx, o maior desafio do processo de integração foi a diversidade de culturas herdadas das empresas e a preservação do legado de cada uma delas. "Durante qualquer tipo de incorporação, é preciso ficar atento para não prejudicar os valores que fizeram dessas companhias um sucesso, como por exemplo, o atendimento personalizado aos clientes. Nas áreas administrativas essa questão é menos delicada, pois os clientes não são impactados diretamente".
Por serem bastante fortes e conhecidas no mercado, as marcas Inter Commerce e CSI serão mantidas sob a forma de linhas de produtos da Linx Sistemas. Além da integração dos departamentos, como recursos humanos, finanças, marketing e controladoria, algumas diretorias foram estrategicamente unificadas. A área comercial, por exemplo, foi consolidada na diretoria da Linx Sistemas, comandada por Renato Muller. Cesar Roberto de Sá, da Linx Sistemas, assume a gerencia comercial de vendas diretas. 

 "Até mesmo a equipe de Desenvolvimento da Inter Commerce já está integrada à da Linx Sistemas, compartilhando expertises em temas nos quais as duas atuam, como é o caso da Nota Fiscal Eletrônica. A Linx Telecom também está sendo envolvida e assume a gestão dos contratos de Transferência Eletrônica de Fundos das empresas adquiridas. Inclusive, está em curso um importante processo de vendas cruzadas, que já gerou diversos negócios", ressalta Menache.

Com as incorporações, o quadro de colaboradores do Grupo Linx saltou de 500 para mais de 800, incluindo a matriz, suas filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Pernambuco. A Linx Sistemas, que passou à posição de maior software house para o varejo da AL e de segunda maior empresa de software do Brasil, está contratando profissionais para complementar sua equipe.
"O processo de consolidação foi bastante  rápido e tivemos mais acertos do que erros. Os clientes foram muito receptivos. Nesse momento, para que a integração seja total, temos que nos aprofundar nos métodos e nos processos, além da integração tecnológica. O objetivo é que todos os clientes possam se beneficiar do leque de soluções do Grupo Linx, como por exemplo, e-commerce, BI, CRM, telecomunicações e operação logística terceirizada, entre outras", conclui o executivo.


Sobre o Grupo Linx
Fundado em 1985, o Grupo Linx desenvolve produtos, serviços e soluções que otimizam os negócios e aumentam a competitividade de seus clientes. Conta hoje com mais de 3.000 clientes no Brasil, América Latina e Europa, 50.000 PDVs instalados e mais de 800 colaboradores em sua matriz e filiais, além de dispor de unidades de relacionamento e parceiros distribuídos por todo o Brasil e no exterior. Especializado em soluções tecnológicas para empresas de varejo e atacado, em segmentos como material de construção, supermercados, farmácias, eletro-eletrônicos, vestuário e calçados, dentre outros, o Grupo Linx é composto pelas divisões Linx Sistemas, Linx Logística, Linx Telecom e Linx Fast Fashion.
A Linx Sistemas é líder de mercado em soluções corporativas informatizadas para gestão de empresas de varejo e atacado com destaque para os setores de material de construção, supermercados, farmácias, eletro-eletrônicos, vestuário e calçados. Incorporou as operações da Quadrant, CSI, Inter Commerce e Formata, constituindo a maior software house voltada para o comércio, varejo e atacado da América Latina. São clientes empresas como Lojas Americanas, Pernambucanas, Magazine Luiza, Drogaria São Paulo, Wal Mart, Telhanorte, Center Castilho, Lojas Quero-Quero, Lustres Yamamura, Puma, Siberian, Hering, Forum, Richards, Vila Romana, TNG, Ellus e Luigi Bertolli.
Em 2009 a Linx Sistemas foi posicionada como a 5ª.empresa com maior crescimento em vendas pelo anuário "200 Maiores Empresas de TI do País"; da  INFO Exame;  foi Destaque do Anuário Informática Hoje como Desenvolvedores de Software - Médio Porte e, pelo segundo ano consecutivo, classificada entre "As 100 empresas mais ligadas do Brasil", também pela INFO Exame. Está entre as "50 Maiores Empresas Nacionais de Software" pelo Anuário Série Estudos e entre as "100 Maiores Empresas de Serviços Corporativos", do IDG Brasil

EPR Comunicação Corporativa
Fonte EPR Comunicação Corporativa 27/04/2010 ás 16h

Compartilhe

Incorporação da CSI e Inter Commerce pelo Grupo Linx é concluída com sucesso