Igreja celebra o Corpo e Sangue de Cristo

Fonte Agência Brasília 07/06/2012 às 16h

Igreja celebra o Corpo e Sangue de Cristo

Evento religioso terá o maior tapete já confeccionado no DF. Previsão é de que 100 mil fiéis compareçam à Esplanada dos Ministérios



Uma das festas mais populares da Igreja Católica, a celebração de Corpus Christi deve reunir cerca de 100 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios, a partir das 17h de sta quinta-feira (7). Este ano, a comemoração da instituição da Eucaristia por Jesus Cristo durante a Última Ceia terá o maior tapete já confeccionado para este evento religioso na capital federal. Serão 28 quadros de 5 metros de largura por 4 metros de comprimento cada.

A produção das peças, feitas com serragem, pó de café, areia e tinta, deve ter início às 6h30 após oração ministrada pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, que também rezará a missa. O trabalho envolverá cerca de 700 jovens de movimentos religiosos. A previsão é de que o tapete fique pronto por volta de 14h30. Os preparativos para a missa começam às 16h.

Para facilitar o transporte e oferecer comodidade a idosos e pessoas com necessidades especiais, o DFTrans colocará uma linha gratuita (108.2) no trajeto Rodoviária-Esplanada. Os ônibus circularão de acordo com a tabela de horários de domingos e feriados. Com o fechamento das vias de acesso à Esplanada, veículos somente poderão estacionar atrás dos ministérios.

A festa de Corpus Christi é festejada no Distrito Federal desde 1961, mas apenas em 1978 passou a ser realizada na Catedral Nossa Senhora Aparecida – a Catedral de Brasília – nos moldes atuais. A celebração de Corpus Christi teve origem no século XIII e contempla a transformação do pão e vinho em corpo e sangue de Jesus Cristo.

Missas nas cidadeas – Por determinação da Arquidiocese de Brasília, as paróquias do Distrito Federal só poderão realizar missas no período da manhã. A orientação da Cúria é para que apenas as pessoas que efetivamente não possam ir à Esplanada dos Ministérios compareçam às missas nas comunidades.

Bote Fé – Parte dos jovens que participarão da confecção do tapete integra o Movimento Bote Fé, responsável pela organização da passagem da Cruz Missionária por Brasília, que simboliza a chegada da Jornada Mundial da Juventude ao Brasil, no ano que vem no Rio de Janeiro.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 07/06/2012 ás 16h

Compartilhe

Igreja celebra o Corpo e Sangue de Cristo