ICMBio participa de seminário sobre manejo de áreas protegidas

Fonte ICMBio 27/08/2014 às 9h
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou do 15º Seminário Internacional sobre Manejo de Áreas Protegidas. O evento aconteceu na cidade de Washington DC e no estado de Montana, nos Estados Unidos (EUA). O seminário foi realizado pelo Serviço Florestal Americano (USFS), Consórcio Internacional de Manejo de Áreas Protegidas e universidades de Montana, Idaho e Colorado.

A capacitação foi estruturada em torno de quatro temáticas principais: Planos Integrados de Áreas Protegidas; Envolvimento Comunitário; Turismo, Concessão e Manejo de Visitação e Manejo em Face às Mudanças Climáticas. Na ocasião, os participantes visitaram Florestas Nacionais dos EUA, conheceram o manejo de suas áreas e os principais trabalhos desenvolvidos pelo USFS.

O ICMBio enviou quatro servidores para representar os Parques Nacionais do Rio Novo (PA), da Chapada dos Guimarães (MT) e do Cabo Orange (AP). Eles conheceram os Parques Nacionais Yellowstone e Glacier, referências no país, discutiram a gestão deles com as equipes das unidades e conheceram políticas públicas relacionadas às áreas protegidas dos Estados Unidos. A intenção é aprender o que eles têm de melhor para aplicar nas Unidades de Conservação (UCs) brasileiras.

Ao todo, 30 pessoas de 20 países estiveram presentes, o que permitiu a troca de experiências e discussão dos diferentes contextos que as UCs fazem parte.

A atividade faz parte do plano de trabalho da parceria firmada entre o ICMBio e o USFS. O evento tem apoio da Cooperação Norte Americana (Usaid), no âmbito da parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para participar, os servidores foram selecionados pela Coordenação-geral de Gestão de Pessoas (CGGP/Diplan).

Segundo Cintia Brazão, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde é servidora, recebe mais de 100 mil pessoas por ano e está em plena fase de estruturação para visitação. "Com o seminário foi possível trocar conhecimento sobre turismo em áreas protegidas em diferentes lugares do mundo", relatou.

Saiba mais

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989, por meio de decreto federal, e tem uma área de 33 mil hectares entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães. Possui belezas cênicas e uma rica biodiversidade, contemplando diversas espécies da fauna e da flora do Cerrado.

Além de ser marcado pela diversidade de relevo, a UC faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.
ICMBio
Fonte ICMBio 27/08/2014 ás 9h

Compartilhe

ICMBio participa de seminário sobre manejo de áreas protegidas