ICMBio assume gestão de balneário na Chapada dos Guimarães (MT)

Fonte ICMBio 25/08/2014 às 13h
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assumiu no mês de agosto a posse do Balneário Cachoeirinha, localizado dentro do Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT). A intenção é reparar os danos ambientais provocados pela ocupação anterior, que era irregular, e proporcionar mais conforto aos visitantes.

O balneário faz parte da Fazenda Véu de Noiva, área particular adquirida pelo Governo Federal na década de 90 por fazer limite às áreas da Unidade de Conservação (UC).

No local, que tem 411 hectares, estão grandes atrativos do Parque Nacional, como a Cachoeirinha, o Véu de Noiva e algumas trilhas. "Mesmo sendo desapropriado, havia uma ocupação irregular neste local. Desde 2002 estamos brigando na Justiça e fomos contemplados agora com uma sentença judicial que nos dá posse da região", comentou Fernando Francisco Xavier, coordenador da 10ª região do ICMBio.

Mudanças

Com a decisão da Justiça, uma das mudanças previstas está na própria visitação. Os gestores anteriores cobravam do visitante para entrar no balneário, mas não estabeleciam regras para cuidar do local.

"Mesmo fazendo parte do Parque Nacional, os antigos gestores tinham essa prática. Agora, com a nossa administração, isso não vai mais acontecer. O que a gente quer é devolver ao público esse balneário de grande importância para o Parque Nacional, gratuitamente, e com algumas regras para manter conservado o ambiente natural", concluiu Xavier.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989, por meio de decreto federal, e tem uma área de 33 mil hectares entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães. Possui belezas cênicas e uma rica biodiversidade, contemplando diversas espécies da fauna e da flora do Cerrado.

Além de ser marcado pela diversidade de relevo, a UC faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.


ICMBio
Fonte ICMBio 25/08/2014 ás 13h

Compartilhe

ICMBio assume gestão de balneário na Chapada dos Guimarães (MT)