IBICT e Embrapa lançam cartilha na Rio+20 com temática de sustentabilidade para público infantil

Fonte Núcleo de Comunicação Social do IBICT 09/06/2012 às 0h

IBICT e Embrapa lançam cartilha na Rio+20 com temática de sustentabilidade para público infantil

No próximo dia 17 de junho, das 10h às 12h, será lançada durante a Rio +20, na Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, a cartilha “O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas”, com personagens do cartunista Maurício de Sousa e com a coordenação editorial de Nilce Nass. A publicação mostra, sob uma perspectiva atual, o aprendizado sobre o meio ambiente, o Ciclo de Vida dos Produtos, os 6 Erres da Sustentabilidade (Repensar, Repor, Reparar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a relação entre a fabricação de produtos e os serviços a eles associados e seus impactos na natureza – a chamada Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos. Voltada para o público infantil, a publicação é fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a United Nations Environment Programme (UNEP), a Life Cycle Iniciative e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

De acordo com o diretor do IBICT, Emir Suaiden, é por intermédio do acesso à informação que se dá o compartilhamento do conhecimento e, consequente, o processo coletivo de tomada de consciência. “De nada adianta ter, de um lado, uma sociedade tecnológica e economicamente evoluída e, de outro, um meio ambiente degradado. Conciliar a tecnologia com um meio ambiente sustentável é uma condição para se alcançar a qualidade de vida que todos nós almejamos”.

Segundo Celina Lamb, coordenadora técnica do projeto no IBICT , é cada vez mais importante aplicar ferramentas, políticas e metodologias que reduzam os impactos ambientais negativos resultantes das atividades produtivas que promovam a alteração dos padrões de consumo. “O objetivo dessa cartilha é fornecer subsídios à educação ambiental no ensino fundamental, preparando assim os futuros cidadãos brasileiros para adotar uma cultura voltada ao uso racional dos recursos naturais”.

O Projeto de Inventário de Ciclo de Vida é parte da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos do IBICT, sob a responsabilidade de Cecília Leite Oliveira.

Serviço:

Lançamento da publicação “O pensamento do ciclo de vida: uma história de descobertas”
Local: Embrapa Solos, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Data: 17/06/2012 (domingo)
Horário: das 10h às 12h
Na ocasião serão lançadas também outras publicações da Emprapa.

 

 


Núcleo de Comunicação Social do IBICT
Fonte Núcleo de Comunicação Social do IBICT 09/06/2012 ás 0h

Compartilhe

IBICT e Embrapa lançam cartilha na Rio+20 com temática de sustentabilidade para público infantil