IBGC lança guia sobre sustentabilidade empresarial

Fonte PLANIN Worldcom 20/01/2010 às 11h

As empresas brasileiras vivenciam a convergência de duas grandes correntes que estavam separadas: a Governança Corporativa e a Sustentabilidade. Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre a incorporação de ações sustentáveis nas organizações, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lança o primeiro volume da série “Experiências em Governança Corporativa”, intitulado “A Prática da Sustentabilidade: Desafios vividos por agentes da Governança Corporativa”.

“Grande parte das publicações de negócios tem como referência as empresas. Com esta série, pretendemos deslocar o foco para as pessoas que, realmente, são responsáveis pelas decisões nas instituições”, justifica Gilberto Mifano, vice-presidente do Conselho de Administração do IBGC.

O projeto foi baseado em uma série de sete entrevistas com agentes da Governança Corporativa, que atuam em cargos de liderança ou como acionistas, investidores e conselheiros. Os participantes foram Claude Ouimet, Eduardo Bom Ângelo, Luiz Ernesto Gemignani, José Luiz Majolo, Marcos Egydio Martins, Ralph D. Wehrle e Renata de Camargo Nascimento.

“Com o guia, o IBGC pretende estimular a reflexão sobre os novos caminhos e ideias no processo de alinhamento da estratégia e da gestão das empresas com a sustentabilidade”, explica Carlos Eduardo Lessa Brandão, coordenador do Grupo de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas (GESE), comitê responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Dando continuidade à publicação anterior do IBGC, o Guia de Sustentabilidade para as Empresas, que apresentou o tema de forma conceitual e abrangente, o GESE optou por examinar com mais profundidade a natureza desses desafios, a partir da experiência prática de quem os enfrentam. Esta é mais uma iniciativa do Instituto para cumprir seu propósito de manter-se como a principal referência de Governança Corporativa no Brasil.

PLANIN Worldcom
Fonte PLANIN Worldcom 20/01/2010 ás 11h

Compartilhe

IBGC lança guia sobre sustentabilidade empresarial