Ibama realiza seis audiências públicas no sul da Bahia

Fonte Ascom - IBAMA/BA 07/06/2012 às 20h

Salvador  - Comunidades de seis municípios da Região Sul da Bahia mobilizaram-se semana passada em torno das audiências públicas realizadas pelo Ibama em Uruçuca (28/05), Itacaré (29/05), Itabuna (30/05), Coaraci (31/05), Itajuípe (01/06), e Barro Preto (02/06).

O objetivo dessa maratona de audiências públicas é apresentar o processo de licenciamento ambiental do Porto Sul às comunidades e debater o relatório de impacto ambiental do empreendimento proposto no distrito de Ariguatá, litoral norte de Ilhéus.

 

Em outubro de 2011, o Ibama já havia promovido a primeira audiência sobre o Porto Sul no Centro de Convenções de Ilhéus, reunindo cerca de 3.700 pessoas. Nas últimas semanas, foram realizados encontros nas seis cidades, para prestar esclarecimentos sobre o projeto e mobilizar as comunidades para as audiências.

Cópias do estudo e do relatório de impacto ambiental foram disponibilizadas às comunidades e puderam ser encontradas nas prefeituras, câmaras de vereadores, escolas e bibliotecas dos municípios.

Segundo o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, a finalidade dos eventos é saber o que pensa a população a respeito do projeto, colher opiniões, sugestões, propostas e questionamentos que irão contribuir com os analistas na elaboração do parecer técnico de liberação da licença ambiental.

Durante o decorrer das audiências o Ibama observou que os principais questionamentos se referem à geração de empregos, impactos sobre o turismo, a pesca, e políticas públicas complementares em saúde, educação, segurança e saneamento.

O Porto Sul, proposto para a localidade de Aritaguá, entre Ilhéus e Itacaré, prevê a implantação de um terminal de uso privativo, a ser explorado pela empresa Bahia Mineração, para escoar a produção de minério de ferro de Caetité, pedras ornamentais, grãos do oeste baiano e importar etanol e outros.

As audiências tiveram uma participação popular estimada de 800 a 1.200 pessoas, a exemplo da audiência de Uruçuca, presidida pelo superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto. A estimativa de publico total é de 4,5 mil pessoas.

Ascom - IBAMA/BA
Fonte Ascom - IBAMA/BA 07/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Ibama realiza seis audiências públicas no sul da Bahia