Ibama doa madeira apreendida para vítimas da enchente no Amazonas

Fonte Ibama/AM 07/06/2012 às 21h

Ibama doa madeira apreendida para vítimas da enchente no Amazonas

Manaus  – O Ibama doou 1,3 mil metros cúbicos de madeira serrada e em toras apreendidas às prefeituras dos municípios de Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manacapuru, Parintins e Barreirinha, no Amazonas, na última segunda-feira (04/06). Estes municípios decretaram situação de emergência e, no caso de Barreirinha calamidade pública, devido à enchente excepcional dos rios, que deixou milhares de famílias desabrigadas.



Sensibilizada com a situação, a superintendência do Ibama no Amazonas iniciou em 18/05 uma força-tarefa para doar madeiras apreendidas e ajudar às vítimas da enchente. As ações envolvem localização das madeiras apreendidas, julgamento dos processos administrativos e doação das madeiras às Prefeituras, que auxiliam na logística e ficam responsáveis pela distribuição às famílias cadastradas pela Defesa Civil.

As doações já ocorreram em Itacoatiara, Manacapuru, Careiro da Várzea, Parintins e Barreirinha. A programação continua a partir de 11/06 deve contemplar até o final do mês os municípios de Maués, Manicoré e Manaus. Embora o Tribunal Superior Eleitoral tenha proibido a doação de bens pela administração pública em ano eleitoral, configura-se a excepcionalidade em caso de situação de emergência e/ou calamidade pública, o que permitiu ao Ibama realizar as doações.

Segundo o Superintendente do Ibama, "ainda há aproximadamente 6 mil metros cúbicos de madeiras apreendidas aptas para doação e a logística necessária está sendo viabilizada junto à Defesa Civil do Estado do Amazonas. A expectativa é ajudar em torno de 12 mil famílias, que neste momento, com o início da vazante, precisam de madeiras para reformar suas casas. A madeira doada é produto de infrações e crimes ambientais, mas agora sua destinação faz justiça socioambiental".

Ibama/AM
Fonte Ibama/AM 07/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Ibama doa madeira apreendida para vítimas da enchente no Amazonas