Hillary Clinton estaria disposta a dialogar sobre defesa com a Unasul

Fonte Ansa Flash. 20/01/2010 às 15h

 A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse estar disposta a conversar sobre temas de segurança e defesa regional com representantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), informou hoje o jornal oficial do Equador, o El Ciudadano.

De acordo com a publicação, por meio de uma carta enviada ontem à tarde ao presidente do Equador, Rafael Correa, que exerce também a liderança rotativa da Unasul, Hillary afirmou que pretende iniciar uma aproximação com o bloco.

No texto, a chefe da diplomacia norte-americana teria manifestado a intenção de manter diálogos que possam incrementar os muitos acordos entre os Estados Unidos e a região.

As conversas também serviriam para identificar pontos em que seria preciso potencializar as relações bilaterais. Recentemente, alguns países sul-americanos, entre eles Venezuela, Equador e Bolívia, cobraram dos Estados Unidos detalhes do novo acordo assinado pela Colômbia para ceder sete bases em seu território a até 1.400 oficiais norte-americanos.

O Brasil, por sua vez, pediu garantias jurídicas de que as operações de Washington ficarão restritas ao território colombiano.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 20/01/2010 ás 15h

Compartilhe

Hillary Clinton estaria disposta a dialogar sobre defesa com a Unasul