Governos de México e Costa Rica parabenizam Piñera por vitória no Chile

Fonte Ansa Flash. 19/01/2010 às 9h

 O presidente do México, Felipe Calderón, e o governo da Costa Rica felicitaram o mandatário eleito do Chile, Sebastián Piñera, pela vitória no segundo turno das eleições do país, realizado neste domingo.

Com 100% das urnas apuradas, Piñera -- da aliança opositora Coalizão pela Mudança -- obteve 51,6% dos votos válidos. Já o governista Eduardo Frei -- da coalizão de centro-esquerda Concertación -- angariou 48,39% das preferências.

De acordo com um comunicado da presidência do México, Calderón ligou para o próximo mandatário chileno e o convidou a visitar a nação norte-americana assim que sua agenda permitir.

Além disso, manifestou a Piñera o interesse de que ambos governos sigam trabalhando juntos e fortalecendo os laços de cooperação e amizade. "Só unidos os países da América Latina poderão superar os desafios da região e alcançar o desenvolvimento que todos queremos para nossos povos", afirmou o presidente.

Calderón também pediu que o novo mandatário expresse aos chilenos "felicitação e reconhecimento pela exemplar jornada observada no segundo turno eleitoral".

Ontem, Michelle Bachelet -- a quem Piñera substituirá no próximo dia 11 de março -- convidou o vencedor do pleito a participar da iminente reunião do Grupo do Rio, marcada para ocorrer no México em fevereiro.

Também na segunda-feira, o governo da Costa Rica cumprimentou a população e as autoridades chilenas pelo sucesso do evento deste domingo.

"A Costa Rica dá os seus mais sinceros parabéns ao presidente eleito e ao povo chileno e saúda os candidatos participantes da eleição presidencial por contribuir para revitalizar o exercício democrático nesta nação", afirma um comunicado divulgado pela Chancelaria do país.

O Ministério das Relações Exteriores cumprimentou ainda os membros do gabinete de Bachelet, responsáveis por criar as condições que permitiram a realização de uma jornada exemplar e de ampla participação.

O governo costa-riquenho declarou estar convencido de que ambas nações continuarão aprofundando suas tradicionais relações de amizade e cooperação, assim como uma agenda comum de valores e propósitos compartilhados nos planos bilateral, regional e mundial.

Além do México e da Costa Rica, Piñera já recebeu felicitações dos presidentes do Peru, Alan García; da Argentina, Cristina Kirchner; e da Bolívia, Evo Morales.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/01/2010 ás 9h

Compartilhe

Governos de México e Costa Rica parabenizam Piñera por vitória no Chile