Governo venezuelano tira do ar pela segunda vez canal RCTV

Fonte Agência Brasil. 25/01/2010 às 9h

O canal de televisão RCTV teve seu sinal suspenso na madrugada de ontem (24) por determinação do governo venezuelano. O Executivo do país argumenta que o canal desrespeitou às novas regras para transmissão a cabo – que preveem a transmissão de canais estatais e mudanças no conteúdo de publicidade. As informações são da BBC Brasil.

A RCTV deixou de operar como TV aberta em 2007, quando o governo venezuelano decidiu não renovar a licença. Desde então, o canal passou a operar como TV a cabo. O canal é acusado pelo governo de ter participado da conspiração que levou ao frustrado golpe de Estado de abril de 2002. O fim da concessão da RCTV para operar no sinal aberto foi o pivô de uma dura crise entre governo e oposição em 2007, gerando violentos protestos.

Logo depois da suspensão do sinal da RCTV ontem, moradores da zona leste de Caracas, que são contrários a Chaves, protestaram, batendo panelas das janelas dos edifícios.

Horas antes, o diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), Diosdado Cabello, já havia advertido sobre a iminente saída do ar de alguns canais, ao afirmar que pediu às operadoras de televisão por assinatura a suspensão do sinal das emissoras que desrespeitassem a legislação.

Uma nova norma aprovada recentemente na Venezuela prevê que canais de televisão cuja produção seja majoritariamente de conteúdo nacional, como é considerada pelo governo a RCTV, deve responder à Lei de Responsabilidade Social em Rádio e TV, que regulamenta as atividades do setor no país.

A RCTV, por sua vez, argumenta que é um canal internacional, razão pela qual não estaria cumprindo a norma. Em um comunicado divulgado nesta semana, a emissora afirma que a medida do Executivo busca “calar a voz de protesto do povo venezuelano diante do fracasso da gestão governamental"
 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 25/01/2010 ás 9h

Compartilhe

Governo venezuelano tira do ar pela segunda vez canal RCTV