Geraes Big Band e Nivaldo Ornelas se apresentam domingo e segunda na Virada Cultural de BH

Fonte UFMG 29/08/2014 às 8h
Um dos grupos musicais de maior sucesso da UFMG, a Geraes Big Band está entre as atrações da Virada Cultural de Belo Horizonte. A orquestra se apresenta neste domingo, 31, no Conservatório UFMG, às 19h, e na segunda, 1º de setembro, na Escola de Música, campus Pampulha, às 20h. O saxofonista Nivaldo Ornelas foi convidado para participar das apresentações.

Nascida no início da década de 1990, a Geraes Big Band tem habilitado os alunos da Escola de Música UFMG para o desempenho técnico, a improvisação, a criação de arranjos e a direção na área de música popular. Seu primeiro trabalho, o CD Mission possible, foi lançado em 1999. O segundo álbum, Geraes Big Band, saiu em junho de 2011 no Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, sob a direção e regência do professor Marcos Albricker, com composições originais. Como desdobramento deste trabalho, acaba de ser concluído o material didático Songbook Big Band. O atual diretor artístico da Geraes Big Band é o professor Cleber Alves.

Saxofonista, compositor e arranjador, Cléber Alves foi aluno de Nivaldo Ornellas e Paulo Moura. A maior parte de sua formação musical ocorreu durante os dez anos em que morou na Alemanha (1989-1998), onde fez graduação e mestrado em jazz e música popular na Universidade de Música de Stuttgart. Desde 2001 faz turnês pela Alemanha, Suíça e outros países na Europa. Na Escola de Música da UFMG, é professor do curso de Música Popular. Ele também ministra oficinas de saxofone e prática de conjunto na Universidade Bituca, em Barbacena.

Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Clube, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 1960, e logo depois participou do Clube da Esquina. Fez parte de vários festivais nacionais e no exterior, compondo também para cinema, teatro e balé. Entre os prêmios que recebeu destacam-se o de melhor trilha sonora para a peça O encontro marcado, de Fernando Sabino, e o de melhor música original para o filme A dança dos bonecos, de Helvécio Ratton. Mais informações podem ser obtidas pelo seu site oficial.
UFMG
Fonte UFMG 29/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Geraes Big Band e Nivaldo Ornelas se apresentam domingo e segunda na Virada Cultural de BH