Franceses vencem a 11ª VOLVO OCEAN RACE

Fonte Hill + Knowlton Strategies 03/07/2012 às 14h

GALWAY, 03 de julho de 2012 – os franceses da equipe Groupama venceram a 11ª edição da Volvo Ocean Race, corrida de barco à vela ao redor do mundo, ao cruzar a linha de chegada na noite desta segunda-feira (02/07), na cidade de Galway (Irlanda). A vitória marcou o fim da disputa mais acirrada dos 39 anos de história da competição.

Enquanto a equipe CAMPER comemorava a sua vitória na nona e última perna do campeonato, o capitão da Groupama, Franck Cammas, conduziu a sua equipe ao segundo lugar, ganhando uma vantagem inatacável de 24 pontos já quase no final da competição, restando apenas uma regata portuária. A margem já garante a vitória geral.


A Groupama cruzou a linha de chegada às 21h49m11ss (Horário de Brasília), apenas sete minutos atrás da CAMPER. A PUMA terminou em terceiro lugar. Em seguida chegaram os espanhóis da Team Telefónica, que leva o único brasileiro na competição, Joca Signorini. A Telefónica liderou o campeonato durante muito tempo, até o início de uma série de erros cometidos pelos velejadores.


“Este é um momento de muita alegria para nós e toda a nossa equipe”, afirmou Cammas. “Não achei que iríamos vencer. Este é o meu sonho”, disse.

Cammas, francês de 39 anos, levantou os braços e deu socos no ar enquanto os milhares de fãs que estavam reunidos na doca da Baía de Galway vibravam com a chegada da equipe. A Groupama é a primeira equipe a representar a França na Volvo Ocean Race desde a La Poste, de Eric Tabarly, na edição de 1993-94. É a segunda equipe francesa a vencer a competição depois da L´Espirit d´Equipe, de Lionel Péan, vencedora da edição de 1985-86.

A equipe lutou corajosamente apesar de uma desvantagem que chegou aos 28 pontos na regata portuária de HaiTang Bay na cidade de Sanya e venceu a perna seguinte em Auckland. Aos poucos, foram conhecendo melhor o barco e aumentando a coesão entre a equipe, emergindo como uma liderança forte já antes do início da 9ª perna.

Com a coragem e o sangue frio que rapidamente se tornaram a marca registrada da equipe na competição, a Groupama conseguiu manter a serenidade e desviar de potenciais problemas, incluindo condições austeras no Canal da Mancha e ao redor do icônico Fastnet Rock, durante as 550 milhas náuticas do último trecho. A equipe cruzou a linha de chegada em segundo lugar e conquistou um lugar junto à elite vencedora do evento que teve origem com a Whitbread Round the World Race, em 1973.

Com 226 pontos, é quase certo que a CAMPER terminará esta edição em segundo lugar. A equipe tem seis pontos de vantagem sobre a PUMA, terceira colocada, restando apenas uma regata portuária.

A última regata da épica competição marítima de 39.000 milhas náuticas ao redor do mundo terá início no dia 7 de julho, com a regata portuária em Galway. A corrida distribuirá seis pontos para a primeira colocada, cinco pontos para a segunda, quatro pontos para a terceira e assim por diante.


Hill + Knowlton Strategies
Fonte Hill + Knowlton Strategies 03/07/2012 ás 14h

Compartilhe

Franceses vencem a 11ª VOLVO OCEAN RACE