Florianópolis lança programa interativo que permite debater a cidade

Fonte Ascom da prefeitura de Florianópolis 05/06/2012 às 20h
Sobrevoar Florianópolis, visitar obras e lugares que nem sequer existem ou conhecer as unidades de saúde e de educação em apenas um toque. Essas são algumas das possibilidades à disposição dos visitantes do Floripa Interativa: Projetando o Futuro, a partir desta quarta-feira (6), quando será lançado o programa, no Sapiens Parque.

O objetivo do programa é oferecer à cidade uma ferramenta para a visualização e o debate do futuro da capital catarinense, por meio da tecnologia e da inovação. O lançamento do programa contará com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Uma das ferramentas do programa é o Centro de Visualização, que permite a apresentação de conteúdos digitais em um ambiente lúdico com um telão de 9 metros de comprimento e 4 metros de altura, com informações multimídia sobre projetos atuais e futuros de Florianópolis. A ideia do Floripa Interativa: Projetando o Futuro partiu do Prefeito Dário Berger, como uma ação de planejamento da cidade. “O projeto tem o objetivo de tornar possível o registro, a apresentação e a discussão com a população de projetos de infraestrutura para as próximas décadas, ou seja, para o futuro da cidade, por meio de uma maquete digital que viabiliza, de forma didática, uma experiência com os projetos em três dimensões”, destaca o prefeito.

O sistema integra conteúdo, arte e tecnologias avançadas de informação e comunicação, em uma experiência interativa e tematizada. Os visitantes podem acessar informações sobre o desenvolvimento sustentável urbano, ambiental, social, econômico e tecnológico do município. Uma revista digital apresenta conteúdos multimídia sobre áreas e projetos de saúde, cultura e lazer, e também referentes ao plano diretor. “O programa representa um caso real de aplicação do conhecimento científico e tecnológico no apoio ao conhecimento e à solução dos problemas, além de ajudar na escolha de alternativas", afirma o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt.

A maquete interativa permite visualizar projetos de grandes obras e empreendimentos, permitindo à população conhecer, debater e opinar sobre essas propostas. Como primeiras proposições visualizadas em 3D, tem-se a revitalização do Largo do Mercado Público, de um parque no aterro da Via Expressa Sul e de um túnel no Morro da Cruz, ligando a Avenida Madre Benvenuta ao Centro. O visitante pode passear virtualmente por esses lugares.

Projetos

Além de participar do lançamento do Floripa Interativa, o ministro Marco Antonio Raup se reunirá com o prefeito Berger e o secretário De Rolt para debater projetos de inovação e infraestrutura tecnológica para Florianópolis. Na pauta, Cidade Digital e implantação de telecentros.

No valor de R$ 6,9 milhões, o projeto de Cidade Digital propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender todo o município, interligando as unidades da prefeitura e oferecendo internet sem fio com acesso gratuito para a população. Já o projeto dos telecentros tem por objetivo a implantação e a modernização de centros que promovam a inclusão empreendedora, por meio do fornecimento de infraestrutura física, pessoal e tecnológica. O valor pedido para o projeto é de R$ 748 mil.


Ascom da prefeitura de Florianópolis
Fonte Ascom da prefeitura de Florianópolis 05/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Florianópolis lança programa interativo que permite debater a cidade