Flona Mario Xavier começa a formar conselho consultivo

Fonte Comunicação ICMBio 10/06/2012 às 22h
A Floresta Nacional (Flona) Mario Xavier, em Seropédica (RJ), realizou no dia 04/06 a I Oficina de Formação do Conselho Consultivo, que teve o objetivo de discutir a gestão participativa da unidade. Ao fim do encontro, ficou agendada nova oficina para 2 de agosto, quando será decidida a composição do conselho.

Além dos gestores da Flona, participaram do evento representantes dos diferentes segmentos sociais e órgãos governamentais que têm alguma envolvimento com a gestão da unidade de conservação (UC). Os servidores Andreson Nascimento e Silvia Chada, do setor socioambiental da Coordenação Regional do ICMBio (CR8), atuaram como facilitadores da oficina.

Durante a reunião, foram abordados conceitos, princípios e diretrizes que orientam a formação e implementação de conselhos gestores de UC, além de uma primeira análise e proposição para a composição do conselho.

Foram analisadas ainda as relações entre as instituições presentes e a unidade, além da identificação de outras instituições da sociedade civil com potencial para participar das discussões de formação do conselho. A ideia é buscar maior equilíbrio entre a participação da sociedade e do governo no processo de gestão.

Para a chefe da Flona, a analista ambiental Andrea de Nobrega Ribeiro, “foi emocionante ter a presença de parceiros efetivos e dos potenciais da unidade, fazendo antever um processo breve e produtivo de formação do conselho”.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 10/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Flona Mario Xavier começa a formar conselho consultivo