Fica 2015: Cinema e meio ambiente na Cidade de Goiás

Fonte Ministério da Cultura 10/08/2015 às 9h

Na próxima terça-feira, 11, tem início a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015), que vai até 16 de agosto, na Cidade de Goiás, e terá cinco mostras de filmes, fóruns, oficinas, minicursos e exposições, nas duas áreas – audiovisual e meio ambiente, além de várias atrações culturais para o público, com programação gratuita.

 

A novidade do Fica 2015 é o lançamento de três filmes nacionais: na quarta-feira, dia 12, em primeira mão, será exibido o longa-metragem Cartas de Amor são Ridículas, da diretora Alvarina Souza Silva. Na quinta-feira, 13, o documentário Araguaia, com direção de Dagmar Talga, e no sábado, 15, Cora Coralina – Todas as Vidas, de Renato Barbieri, que mistura documentário e ficção.

 

O coordenador geral de Articulação, Formulação e Difusão da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Lula Oliveira, estará na solenidade de abertura, para falar das ações do audiovisual brasileiro no contexto do Festival. "O Fica é um dos principais festivais do Brasil e, já tradicionalmente, promove um importante diálogo da cultura com o meio ambiente, vetores fundamentais que garantem o equilíbrio e a sustentabilidade da sociedade", ressalta o coordenador.

 

Cinema 

 

Cinco mostras - Competitiva, ABD Cine Goiás, Fica Animado (infantil), Paralela e a Mostra de Vídeo Universidade Estadual de Goiás (UEG-Fica) – serão exibidas no "Cinemão", montado na unidade Sant'Ana da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça do Chafariz, local onde também ocorrem os cursos e o Fórum de Cinema.

 

A Mostra Competitiva do Fica 2015 é composta por 21 produções, sendo 12 nacionais, nove internacionais e, pela primeira vez, sete filmes goianos. São cinco longas-metragem, três médias e 13 curtas-metragem. Entre os países representados estão, além do Brasil, Venezuela, Suiça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia. O festival recebeu a inscrição de 327 filmes (111 internacionais, 200 nacionais, sendo 55 goianos e 16 coproduções entre Brasil e outros países).

 

Meio ambiente 

 

O Fórum Ambiental contará com cinco mesas de debates, com temas como água, conservação dos recursos naturais e mudanças climáticas, trazendo os questionamentos: O que eu tenho a ver com isto? Como isto me afeta? O que eu posso fazer?

 

Mais informações: http://fica.art.br/

Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 10/08/2015 ás 9h

Compartilhe

Fica 2015: Cinema e meio ambiente na Cidade de Goiás