Festival Internacional de Palhaços na Funarte Brasília

Fonte Ascom - FUNARTE 09/06/2012 às 19h

De 9 a 13 de maio, na Funarte Brasília e em diversas unidades do SESC/DF, o Festival Internacional de Palhaços 2012 apresenta espetáculos e promove o intercâmbio de informações e experiências circenses. O encontro, que chega à décima edição, reúne artistas e companhias estrangeiras da Espanha, Peru, Itália, Argentina e Chile. O Brasil é representado por artistas do Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Paraíba. Entre os destaques nacionais está o espetáculo O Grande Circo dos Irmãos Saúde, do Circo Teatro Artetude, de Brasília. Já as atrações internacionais contam com as apresentações de Leris Colombaioni, da Itália e Payaso Chacovatti e Tomate, da Argentina.

O Festclown atrai, anualmente, milhares de espectadores e profissionais circenses e é reconhecido como um dos mais importantes festivais do gênero. Um dos seus principais objetivos é a capacitação de artistas da área, que dispõem de poucos cursos específicos no Brasil. Outra meta é divulgar o trabalho de artistas locais, além de levar ao público arte e diversão. As apresentações começam às 9h30 e vão até às 3h da manhã, e acontecem simultaneamente nas salas do teatro e no ambiente externo, onde serão montadas lonas de circo. Toda a programação do festival é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo.

Além da programação principal, um show de variedades, o Clownbaré (cabaré de palhaços) é apresentado em duas arenas, na área externa do Complexo Cultural da Funarte Brasília. Um espaço onde palhaços, que se apresentaram durante o dia, podem se encontrar com outros artistas para apresentações conjuntas, acompanhados de bandas musicais. Na quinta-feira, 10 de maio, às 22h30, o Clownbaré Folgado apresenta Ricardo Guti com Banda Maravilhosa. Já na sexta, dia 11, às 23h30, o Tradicional Clownbaré Artetude traz o Circo Teatro Artetude com a Banda Pé de Cerrado. O encerramento fica por conta do Clownbaré da Latinidade, com Sergio Sergio; e Forró de Vitrola com Cacai Nunes, no sábado, dia 12, às 23h.

A primeira edição do Festclown foi em 2003. Trupes e clowns consagrados já participaram das programações como o italiano Léo Bassi, o argentinos Chacovachi e Pepe Ñunes, a comediante norte-americana Hilary Chaplain, o italiano Leris Colombaione, além dos franceses Joseph Collard e as companhias Ezec Lê Floch e BP Zoom, entre outros.

SESC Festclown – Festival Internacional de Palhaços – edição 2012

Evento incluído no projeto contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos / 2012

De 9 a 13 de maio de 2012, de quarta-feira a domingo
Entrada gratuita – com distribuição de ingressos uma hora antes de cada espetáculo

LOCAIS

Complexo Cultural Funarte Brasília

Teatro Plínio Marcos, Sala Cássia Eller e área externa
Endereço: Eixo Monumental - Setor de Divulgação Cultural – Lote II
(entre a Torre de TV e o Clube do Choro)
Brasília (DF)
Telefones: (61) 3322-2076 e 3223-2025

Unidades do SESC

Realização: Sesc/DF
Apoio: Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Veja aqui a programação e mais informações

Ascom - FUNARTE
Fonte Ascom - FUNARTE 09/06/2012 ás 19h

Compartilhe

Festival Internacional de Palhaços na Funarte Brasília