Evento prentende reunir 40 mil pessoas no próximo sábado para concientização socioambiental por meio de oficinas educativas e shows.

Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 às 15h

Em sua terceira edição, o projeto “Toyota Trilhas da Natureza” é uma iniciativa que visa a levar as questões presentes no cotidiano sobre a preservação do meio ambiente para diversas camadas da população por meio da educação.

Durante o evento, serão ministradas pela Fundação SOS Mata Atlântica 17 atividades de educação socioambiental, como ‘Oficina de plantio’, ‘Painel Quantidade de água no planeta’, para educar quanto à responsabilidade humana no consumo da água, ‘Jogo Coleta Seletiva’ e duas peças de teatro ‘Teatro de fantoches amigos da mata’, e o espetáculo teatral ‘Vidinha – as aventuras de uma gota d’Água’, os quais podem participar adultos e crianças gratuitamente.

Além disso, o Museu da Pessoa participará ativamente com suas atividades capazes de contribuir para a transformação social. Acreditando no poder da história oral, como ferramenta única de informação, o evento montará duas cabines, onde o público poderá contar sua história de vida e relação com a cidade de São Bernardo do Campo. A proposta de resgate da memória contribuirá efetivamente para a compreensão de uma nova visão de mundo e realidade social. Além disso, haverá a exposição “Memória dos Brasileiros de São Bernardo do Campo” resultado do registro e desenhos de 26 histórias dos moradores da cidade, desenvolvida por alunos e professores do ensino fundamental, em 2007.

Outra opção para o público presente é a Cia Trinca de Ideias Teatrais, que em parceira com o Projeto “Toyota Trilhas da Natureza” sugerem um convite aos alunos das Escolas Públicas de São Bernardo do Campo para participação das oficinas socioambientais e demais atividades do “Toyota Trilhas da Natureza”. Oito atores se dividiram em 80 escolas selecionadas, onde desenvolveram intervenções teatrais, com cerca de 10 minutos cada em todas as aulas. As 80 escolas serão visitadas nos períodos da manhã e da tarde de 30/11 a 11/12. As esquetes serão feitas em dupla e terão como personagens uma criança e três animais da Mata Atlântica.

Um dos destaques será a Orquestra “Toyota Trilhas da Natureza”, criada especialmente para o evento, pelo maestro German Wajnrot, um dos mais conceituados do Brasil, que será regida pelo maestro Walter Azevedo. Formada por adolescentes entre 16 e 20 anos, que não são músicos profissionais, são jovens estudantes, e deram início dos seus estudos no conservatório dramático “Carlos de Campos” – Tatuí, uma entidade pública mantida pelo governo. Muitos músicos que fazem parte de orquestras brasileiras se formam nesse conservatório.

O evento contará também com apresentação de bandas locais, show do Lulu Santos.

Agenda:

10 horas – Início das atividades: Oficinas socioambientais* e Museu da Pessoa

10h30 às 11 horas – Teatro dos Fantoches Amigos da Mata

11h30 às 12h10 – Teatro Vidinha – Aventuras de uma gota d’água

12h10 às 13 horas – Orquestra Toyota Trilhas da Natureza

13 horas – Sorteio de prêmios

14 horas às 14h40 – Teatro Vidinha – Aventuras de uma gota d’água

15h30 às 16h15 – Banda Macaccos

16h45 às 17h15 – Teatro de fantoches Amigos da Mata

17h30 às 18h15 – Banda After Six

18 horas – Encerramento do Museu da Pessoa

19 horas – Encerramento Oficinas

19h15 – Sorteio de Prêmios

20 horas – Show Lulu Santos

*Oficina de Plantio, Faça uma árvore feliz, Túnel dos sentidos, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Jogo Coleta Seletiva, Jogo da Água, Sentidos da Natureza, Animais da Mata Atlântica, Uso racional da Água - Boas práticas começam em casa, Uso racional da energia elétrica - Boas práticas começam em casa, Painel do Clima, Painel da Mata Atlântica, Painel Quantidade de água no planeta, Painel das Águas, Kit de Monitoramento das Águas, Maquete processo de assoreamento dos rios e Teatro de Fantoches Amigos da Mata.

Serviço:

Evento: “Toyota Trilhas da Natureza”

Data: 12 de dezembro de 2009

Local: Avenida Aldino Pinotti, paralela a Av. Pereira Barreto, em São Bernardo do Campo (SP)

Horário: 10 horas às 22h30

Entrada: gratuita

Mais informações: www.trilhasdanatureza.com.br

Infra-estrutura: com acesso para deficientes, o local terá completa infra-estrutura para garantir a diversão e o lazer de adultos e crianças. O evento contará com uma equipe de 500 pessoas, entre elas seguranças, médicos, técnicos, carregadores e produtores, bem como responsáveis pela limpeza. Estarão à disposição dos participantes banheiros químicos, ambulatório e UTI móvel.

Como Chegar:

de São Paulo : Anchieta / Av. Lucas Nogueira Garces / Av. Senador Vergueiro;

de Diadema : Anchieta / Av. Piraporinha / Av. Senador Vergueiro;

de Santo André : Av. Pereira Barreto; 

de São Caetano : Av. D. Pedro II / Av. Pereira Barreto;

de São Bernardo : Av. Senador Vergueiro / R. José Versolato

 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 07/12/2009 ás 15h

Compartilhe

Evento prentende reunir 40 mil pessoas no próximo sábado para concientização socioambiental por meio de oficinas educativas e shows.