Estande apresenta exposição de fotos sobre sustentabilidade

Fonte Ascom - MEC 15/06/2012 às 8h

Estande apresenta exposição de fotos sobre sustentabilidade

Rio de Janeiro – “A legislação, a tecnologia e o planejamento energético são maneiras de ajudar no combate ao aquecimento do planeta. Mas nenhuma é tão eficiente quanto a educação.” Esta premissa, do professor Atsushi Asakura, da Universidade de Hiroshima, no Japão, está estampada nos painéis do estande do MEC na Conferência Rio+20, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

Com o tema A Promoção da Cultura da Sustentabilidade no Espaço Escolar, o estande apresenta uma exposição de 40 fotografias – algumas, em painéis interativos – de escolas públicas das diferentes regiões do Brasil e seus projetos, como hortas escolares. Há registros, também, da Primeira Conferência Internacional de Meio Ambiente, realizada em 2010, em Brasília. Os painéis de texto do estande têm opção de leitura em Braille.

Quem visita o espaço também tem a oportunidade de conhecer o projeto de escolas sustentáveis, as comissões de meio ambiente e qualidade de vida das escolas públicas (Com-Vida) e as conferências infantojuvenis pelo meio ambiente, realizadas pelo MEC. “Nós vivemos o presente e não o futuro” e “Jovem educa jovem e uma geração aprende com a outra” são alguns dos conceitos apresentados no âmbito da educação socioambiental.

A servidora autônoma Anelise Rosa veio de Cuiabá para a Conferência Rio+20, que ocorre até o dia 22 deste mês, e se interessou em saber mais sobre a educação ambiental e escolas sustentáveis no estande do Ministério da Educação. “Acredito que a educação está, sim, atrelada ao desenvolvimento sustentável. Se começa nas escolas, teremos crianças e jovens capazes de se envolver ativamente nas questões socioambientais do mundo”, disse.

A exposição do MEC no Pier Mauá teve início na quarta-feira, 13, e vai até o próximo dia 22. O horário de visita é de 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, e de 11h às 19h aos sábados e domingos.
Ascom - MEC
Fonte Ascom - MEC 15/06/2012 ás 8h

Compartilhe

Estande apresenta exposição de fotos sobre sustentabilidade