Estácio e IFC recebem delegação de educadores e investidores do Oriente Médio e África

Fonte Máquina Public Relations 02/06/2012 às 21h

Grupo vem à América Latina conhecer bem-sucedidos modelos de ensino no Brasil, Chile e Colômbia

No próximo dia 4 de junho, a Estácio e o IFC, International Finance Corporation, recebem a visita de uma delegação estrangeira do Oriente Médio e África no campus Tom Jobim da universidade, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O IFC é o braço do Banco Mundial responsável por investir em projetos do setor privado, dentre eles, educação e saúde, em países considerados emergentes ou em desenvolvimento. Formado por especialistas em educação e investidores de destaque, o grupo vem ao país conhecer modelos de ensino inovadores, como o da Estácio. Eles visitam também o Chile e a Colômbia.

Em fevereiro, a Estácio esteve presente no congresso Making a Global Connections, promovido pelo IFC em Dubai, que reuniu 55 instituições de 27 países, com o objetivo de discutir o papel do ensino privado no mundo. A apresentação realizada pela reitora da Estácio, profa. dra. Paula Caleffi, despertou grande interesse e o grupo manifestou interesse em conhecer in loco o novo modelo de ensino da Estácio, implementado em 2009.

A visita terá início às 8h30 no campus Tom Jobim, com previsão de término às 14h. Além das apresentações da Estácio e breves explanações dos convidados, o IFC também apresentará o projeto e4e(Educação para o Emprego), realizado em parceria com o Banco de Desenvolvimento Islâmico. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o nível de empregabilidade dos estudantes árabes.

Segundo dados do e4e, no mundo árabe o custo do desemprego dos jovens varia entre US$ 40 e 50 bilhões ao ano e o mundo árabe tem o maior índice de desemprego entre os jovens em todo o mundo: cerca de 25% da população.

Delegação:

Dr. Abderrahmane Lahlou – Um dos principais líderes em gestão acadêmica no Marrocos e na França. É fundador da Mundiapolis University, de Casablanca (Marrocos), a primeira instituição de ensino superior privada daquele país a firmar parcerias com entidades da Europa e Canadá e nos Emirados Árabes e África Ocidental. É autor de dois livros. Mais de 3.500 estudantes já passaram por suas instituições de ensino, do bacharelado ao doutorado.

Dahlia Khalifa É a líder do projeto e4e, do IFC, na Arábia Saudita. No Banco Mundial foi assessora do Departamento de Análises e Indicadores Globais. Trabalhou em ONGs no Oriente Médio e na África, fundou o Egypt’s International Economic Forum e foi vice-presidente da Câmara de Comércio Americana no Egito. BA e MA em Economia pela Universidade Americana no Cairo e MA em Direito Internacional pela Georgetown University, onde conclui seu doutorado em Relações Internacionais.

Dr. Hassan el Kalla– É fundador da CIRA (Cairo Investment & Real Estate Development). Foi o primeiro subsecretário do Ministro da Saúde e População do Egito, tendo liderado a implementação do primeiro pacote de benefícios de saúde daquele país. Está à frente de uma escola de negócios e preside a Egyptian Society for Quality in Healthcare (ESQUA). Desenvolveu o currículo do curso de Enfermagem no Iêmen e deu o treinamento, em parceria com a UNRWA (Agência da ONU para refugiados palestinos), para enfermeiros palestinos em campos de refugiados.

Laila Iskandar Kamel – É presidente de uma consultoria em marketing no Egito, a CID Consulting, e especialista em educação e desenvolvimento, tendo prestado consultoria para diversas agências da ONU. Suas especialidades são: educação formal e não formal, desenvolvimento internacional, mobilização de comunidades, alfabetização de adultos e proteção infantil.

Magellan Makhlouf Executivo de um fundo de private equity dos Emirados Árabes, é diretor da CedarBridge Capital Partners. Fez carreira executiva na General Eletric (GE) na América do Norte e Europa e depois em diversas empresas de setores como tecnologia, e-business, logística e finanças. Também foi diretor do Conselho da Ma´arif, instituição com 14 campi e 19 mil alunos na Arábia Saudita.

Nabil Salamé Vice-presidente de Marketingda Abu-Ghazaleh Intellectual Property (AGIP), criada no Kuwait em 1972, num momento em que a proteção da propriedade intelectual ainda estava em seu estágio inicial de desenvolvimento na região árabe. Baseado em Montreal (Canadá) desde 1991, Salamé é membro de diversas associações de propriedade intelectual em todo o mundo.

Rasmiya Masoud – Diretora de Investimento do IFC, tem 15 anos de experiência em gestão de fundos no setor público e privado. Trabalhou durante três anos na Palestina, onde ajudou a criar os dois primeiros fundos de private equity do país. Também teve atuação expressiva na Calvert Asset Management, fundo de responsabilidade social baseado em Washington.

Salah-Eddine Kandri – É o executivo responsável por programas de investimento em educação, saúde, turismo para o Norte da África, com atuação também na Europa, Ásia Central e Oriente Médio. Durante mais de 17 anos foi o interlocutor no Norte da África com governo, setor privado e sociedade civil na montagem de uma agenda com vistas ao desenvolvimento. Em 2006 assumiu a área de Saúde e Educação do IFC em Washington e em 2009 assumiu o mesmo posto em Dubai. Também tem extensa experiência na área financeira, tendo trabalhado no Islamic Development Bank Group, na Arábia Saudita, onde respondia pelo setor de infraestrutura. Também trabalhou por três anos no Banco Central do Marrocos, com foco no desenvolvimento do mercado de capitais local.

Seddik Abdel Meguid - Diretor regional de RH da Divisão Americana de Restaurantes, é membro da Associação Americana de Hoteis e Alojamentos. Com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Operações e RH, Seddik já recebeu dezenas de citações em entidades internacionais como YUM´s People Builder e Training Excellence Meritorious Award.

Svava Bjarnason - Trata-se da maior especialista em educação do Departamento de Serviços e Educação do IFC. Nesta função passaram pelo seu crivo mais de 45 projetos de educação em vários níveis em todo o mundo. Svava também é membro do Conselho de Educação do Banco Mundial e diretora de Pesquisa e Estratégia da Association of Commonwealth Universities (ACU), baseada em Londres. Na capital britânica foi consultora em educação superior, tendo desenvolvido ações para a UNESCO e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Prof. Dr. Anton Mangstl – Com formação em Agronomia, é vice-presidente da German-Jordanian University. Durante 15 anos ocupou diversas funções de comando na FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). É professor honorário da Universidade Nacional de Agricultura da Ucrânia.

Tolga Yazici - Presidente da Plato College for Higher Education, da Turquia, tem passagens por empresas do setor de logística e suprimentos, tendo sido CEO da EG LOgistics (logistics and supply chain) e da Maximum Visual Communications (gestão de investimentos).

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 278,6 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados.

Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.

A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos.

Sobre o IFC

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição global de desenvolvimento exclusivamente focada no setor privado. Ajudamos os países em desenvolvimento a alcançar um crescimento sustentável por meio do financiamento de investimentos, prestação de serviços de consultoria a empresas e governos e mobilização de capital nos mercados financeiros internacionais.

No exercício financeiro de 2011, apesar da incerteza econômica global, ajudamos nossos clientes a gerar mais empregos, fortalecer o desempenho ambiental e contribuir para suas comunidades locais, ao mesmo tempo em que nossos investimentos alcançaram um recorde de cerca de US$19 bilhões. Para mais informação, visite www.ifc.org.

Máquina Public Relations
Fonte Máquina Public Relations 02/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Estácio e IFC recebem delegação de educadores e investidores do Oriente Médio e África