Espetáculo no Centro Cultural UFMG retrata cultura popular afro-brasileira

Fonte UFMG 03/09/2014 às 9h
Nesta quarta-feira, 3, às 20h30, o projeto Música & Poesia recebe, no hall do segundo andar do Centro Cultural UFMG, o músico, ator, poeta, dramaturgo e capoeirista Ricardo Campos com o monólogo Odú Axé - o íntimo e o itinerante.

O espetáculo é uma contação de estórias embasada na linha de pesquisa do teatro negro, dialogando sobre atividade e oralidade em uma das tradições populares afro-brasileira, o jongo.

Retrata a história de um velho benzedor devoto de São Benedito, que reflete sobre o sentido do seu fazer e acaba por buscar, no guardado da memória, saberes e manifestações mantidas desde os seus ancestrais.

Ricardo Campos integra o grupo de capoeira Fundação internacional de capoeira angola (Fica) e cursa bacharelado em música, com habilitação em violoncelo, pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Música & Poesia
O projeto Música & Poesia apresenta todas as quartas-feiras, às 20h30, encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais, promovendo a disseminação da cultura e das artes na cidade ao propiciar a divulgação de trabalhos realizados por músicos, poetas e por aqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos.

Parceria entre o Centro Cultural UFMG e a Faculdade de Letras, a iniciativa conta com a colaboração de estudantes de Letras, Música, Teatro, entre outros. Aberto ao público, o projeto foi criado para tornar-se espaço de permanente acolhimento a manifestações artísticas, promovendo a disseminação da cultura e das artes na cidade ao propiciar a divulgação de trabalhos realizados por músicos, poetas e por aqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos.

O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.
UFMG
Fonte UFMG 03/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Espetáculo no Centro Cultural UFMG retrata cultura popular afro-brasileira