Espanha reitera intenção de promover acordos entre União Europeia e Am. Latina

Fonte Ansa Flash. 20/01/2010 às 13h


 O chefe de Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, reiterou hoje sua intenção de avançar nos acordos comerciais com o Mercosul, a Comunidade Andina e a América Central durante a presidência espanhola da União Europeia (UE).

"Um avanço em acordos comerciais com o Mercosul, América Central e a Comunidade Andina significará um progresso tanto para a América Latina como para os interesses europeus", disse hoje o premier ao apresentar as prioridades da Espanha na condução da UE aos parlamentares do bloco.

Zapatero reiterou que "a América Latina é um continente jovem e tem um grande estigma europeu, não apenas espanhol", e também ressaltou "os valores de democracia" dos latino-americanos.

Em Estrasburgo, o chefe de Governo da Espanha pediu ainda avanços na união econômica da Europa, para que esse bloco seja protagonista e não perca terreno frente aos Estados Unidos, Índia ou China. "Nosso território de competição no mundo já não é país a país".

"Se não aproveitamos a sinergia, não seremos os autênticos protagonistas do futuro neste cenário da globalização. Seremos espectadores", continuou.

Segundo ele, as prioridades da UE serão acabar com a dependência energética e criar um mecanismo interno de energia, promover investimentos na "sociedade da informação" e estimular a produção e o uso de "veículos elétricos".

Antes de assumir a liderança semestral do bloco -- no início do mês, o governo espanhol já havia iniciado contatos com países latino-americanos para promover uma maior aproximação, mas a primeira ocasião efetiva para analisar o aprofundamento dos laços e a assinatura de acordos seria a Cúpula América Latina-Caribe-União Europeia (EU-LAC, em inglês), prevista para o mês de maio, em Madri.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 20/01/2010 ás 13h

Compartilhe

Espanha reitera intenção de promover acordos entre União Europeia e Am. Latina