Espaço do Conhecimento estende programação durante Virada Cultural

Fonte UFMG 29/08/2014 às 8h
Nos dias 30 e 31 de agosto, vários espaços culturais de Belo Horizonte sediarão a 2ª Virada Cultural da cidade, com mais de 400 atrações, incluindo música, exposições e performances. Como parte dessa programação, no sábado, 30, o Espaço do Conhecimento terá seu funcionamento ampliado e estará aberto à visitação das 10h às 21h. Além disso, entre 18h do dia 30 e 1h do dia 31, serão exibidas obras audiovisuais na fachada digital do Espaço. No domingo, a instituição funcionará em horário normal, das 10h às 17h.

Para o diretor científico-cultural do Espaço do Conhecimento, professor René Lommez Gomes, a extensão da programação no sábado vai proporcionar uma ótima oportunidade para que o público tenha acesso à observação do céu no Terraço Astronômico, que funciona normalmente às quintas-feiras. “Como, na ocasião da Virada Cultural, ficaremos abertos uma noite a mais na semana, poderemos atender melhor à intensa procura que temos pelas atividades ligadas à astronomia,” ele diz.

Leonardo Marques Soares, do Núcleo de Astronomia do Espaço, destaca que, do dia 30 para o dia 31, Marte, Saturno e a Lua estarão mais visíveis, aparentemente próximos um do outro, nas constelações de Libra e Virgem, ainda que a aproximação máxima da Lua desses planetas seja na noite do dia 31. No Planetário, haverá também sessões comentadas, como a de Astronomia Indígena, que retrata o mapeamento do céu e dos astros segundo a cultura tupi-guarani, abordando as narrativas que envolvem o Sol, a Lua, os pontos cardeais, mudanças nas estações, o eclipse lunar e as constelações denominadas pelos tupis como Ema, Homem Velho, Veado e da Anta.
UFMG
Fonte UFMG 29/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Espaço do Conhecimento estende programação durante Virada Cultural