Embratel Star One anuncia investimentos na área de satélites

Fonte PLANIN – Assessoria de Imprensa 31/08/2014 às 13h
Empresa expande sua capacidade satelital

A Embratel Star One anuncia investimentos de mais de US$ 720 milhões em sua nova frota de satélites e reforça sua posição de líder no mercado brasileiro. Os novos satélites -- Star One C4 e Star One D1 -- já estão em desenvolvimento e serão lançados em 2015 e 2016, respectivamente.

“Continuamos investindo fortemente para a expansão de nossa frota, que já é uma das maiores e mais modernas do mundo”, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo responsável pela Embratel Star One.

O Star One C4 integrará a terceira geração de satélites da Embratel (denominada série C), junto com os satélites C1, C2, C12 e C3. Usará exclusivamente a Banda Ku e vai assegurar a expansão dos serviços de DTH (Direct to Home) da Claro hdtv no Brasil e das demais operadoras do Grupo América Móvil nas Américas do Sul e Central. O novo satélite irá expandir a capacidade da Claro hdtv no Brasil e ampliar suas operações em todos os países de língua hispânica.

O Star One D1 será o maior satélite já construído pela Embratel. Fará parte da quarta geração de satélites, batizada como família D, com foco em Banda Ka – tecnologia que oferece Internet e banda larga de baixo custo. Será equipado com as Bandas C, Ku e Ka, garantindo significativa ampliação da oferta de capacidade satelital no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Com o diferencial de Banda Ka, estará apto para fazer transmissões de dados, backhaul de telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga.

A Embratel Star One é uma das maiores empresas do mundo no segmento de locação de capacidade satelital. Em 1985, lançou o Brasilsat A1, dando início à primeira geração de satélites brasileiros para comunicações domésticas. “Estamos reafirmando nosso compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Embratel Star One, aumentando nossa capacidade satelital em diferentes regiões das Américas", explica Silbert.

A capacidade dos satélites da Embratel Star One suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, dados e redes corporativas no Brasil e permite ampliar a oferta desses serviços para os países da América Latina. Atualmente, a empresa já oferece capacidade de satélites para boa parte das 500 maiores companhias do Brasil, as principais emissoras de TV, canais independentes e diversos órgãos do Governo Brasileiro.

O investimento feito pela Embratel Star One também ampliará a capacidade da empresa para transmitir importantes eventos no País. “Possuímos vasta experiência na oferta de soluções de telecomunicações para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Viabilizamos a transmissão da primeira Copa do Mundo a cores em 1970, transmitimos importantes competições como Jogos Olímpicos, Panamericanos, Copas do Mundo, Fórmula 1, Rio Open, entre outros”, afirma o executivo. A Embratel foi uma das primeiras empresas a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro como sede dos jogos e é fornecedora e patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, junto com a Claro, na categoria Telecomunicações.



Excelência mundial

Além de ser líder e pioneira em soluções via satélite da América Latina, a Embratel Star One foi a primeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de controle de satélites a partir de seu centro de controle de Guaratiba (RJ). Essa certificação coloca a empresa como uma das mais confiáveis do mundo devido à qualidade de seus sistemas de controle e sua equipe altamente capacitada. A Embratel Star One é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda). Pioneira em vários aspectos, a empresa obteve seu primeiro certificado desse tipo em 1998 e, desde então, continua um passo à frente em termos de qualidade. Em 2011, visando garantir a melhor segurança de operação de sua frota, a Embratel Star One associou-se a SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites. Atualmente, detém posição na diretoria da SDA.

A Embratel Star One possui o melhor e maior centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina. Localizado em Guaratiba (RJ), a empresa controla, monitora e gerencia sua frota satelital por meio de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O local possui um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologia de última geração para atendimento aos clientes dos diversos setores.



Oferta comercial

A Embratel Star One oferece a seus clientes a segurança de contar com uma infraestrutura confiável, hoje vital para inúmeros segmentos de mercado. A empresa atende órgãos públicos e privados, dos mais diferentes setores da indústria. A Embratel Star One amplia, por exemplo, o alcance das emissoras de rádio, a capacidade de provedores de Internet, permite o ensino à distância, implementa estrutura de telefonia para empresas, amplia capacidade de comunicação de companhias com negócios internacionais e oferece projetos customizados para empresas e órgãos do governo.



Sobre a Embratel Star One

A Embratel Star One é a maior operadora de satélites na América Latina. É uma empresa brasileira com 100% de participação acionária da Embratel. Criada em dezembro de 2000, opera cinco satélites GEO (Star One C1, C2, C3 e C12 e Brasilsat B4), e dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3), seis desses a partir de seu teleporto, localizado em Guaratiba (RJ). Em breve, a empresa terá dois novos satélites (Star One C4 em 2015) e (Star One D1 em 2016). A capacidade dessa frota de satélites suporta toda uma gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, TV por Assinatura, dados e redes corporativas.
A Embratel é uma das maiores e mais completas operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece soluções diferenciadas para todo o mercado nacional, incluindo telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet e soluções por satélite. A empresa também se destaca pela oferta de serviços de TI, como Cloud Computing, e de soluções de valor adicionado para empresas de todos os portes. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações, acesse: www.starone.com.br

PLANIN – Assessoria de Imprensa
Fonte PLANIN – Assessoria de Imprensa 31/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Embratel Star One anuncia investimentos na área de satélites