Emagrecimento rápido deixa o indivíduo propenso a doenças

Fonte Saúde em Pauta 14/07/2012 às 22h

 

Uso de diuréticos e carências nutricionais podem causar danos ao organismo


Atletas e celebridades perdem peso constantemente, seja para atingir suas respectivas categorias ou interpretar determinados personagens em dramaturgias. Dietas justas, abstinência, e exercícios físicos em excesso são os procedimentos mais utilizados, porém, tais práticas podem resultar em transtornos para a saúde, já que o indivíduo enfraquece seu sistema imunológico e fica suscetível ao desenvolvimento de doenças.


Carências nutricionais de vitaminas e minerais são riscos que as irresponsáveis atitudes em nome do emagrecimento imediato podem proporcionar. “Compromete o rendimento dos competidores, levando ao desenvolvimento de câimbras, hipoglicemia, fadiga e desidratação”, diz Natalia de Primo Bailão, nutricionista do Hospital Sepaco. De qualquer modo, se o indivíduo precisa realmente recorrer à perda repentina de peso, é preciso levar em consideração o histórico de doenças como hipertensão, problemas renais e diabetes. “Quando visa uma perda de peso significativa é necessária uma dieta programada de restrição calórica”, ressalta.


Um método bastante utilizado para eliminar peso é o uso de diuréticos. Entretanto, o Dr. Koshiro Nishikuni, neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, alerta que esta substância causa danos ao organismo, pois “pode provocar a perda de potássio, a acidose metabólica e a hiperuricemia, ou seja, a presença de níveis altos de ácido úrico no sangue”.


Segundo o médico, a perda de água pode diminuir a força, e aumentar a tensão e a ansiedade. “Altera o humor e a memória, além de causar dor de cabeça e dificuldades de concentração”.


Atletas de MMA


No MMA, esporte em ascensão no cenário mundial, esta prática pode ser observada em diversos atletas, como é o caso do competidor Anderson Silva, atual campeão mundial dos pesos médios, até 84 kg, do Ultimate Fighting Championship, maior campeonato de artes marciais mistas. O atleta brasileiro perde até 16 kg antes das lutas. Para isto, a preparação é feita com uma equipe multiprofissional que inclui nutricionistas, preparadores físicos e apoio psicológico.


A pesagem dos competidores é feita 24 horas antes do evento. Após este episódio, os atletas iniciam um trabalho para ganhar peso e entrar na luta com força máxima. Para recompensar a ausência de carboidratos, os atletas consomem muita massa e frutas para repor o peso perdido. Em algumas situações, injeções de soro na veia são utilizadas para ajudar o peso voltar ao normal.


50 Cent


Em 2010, um dos ídolos da música mundial, o cantor 50 Cent, enfrentou um novo desafio em sua carreira. O rapper norte-americano emagreceu 25 kg para interpretar um personagem portador de câncer no filme Things Fall Apart. Baseado em uma dieta líquida e três horas diária de exercícios físicos, o cantor perdeu o peso em nove semanas.

Saúde em Pauta
Fonte Saúde em Pauta 14/07/2012 ás 22h

Compartilhe

Emagrecimento rápido deixa o indivíduo propenso a doenças