Em Brasília, 1,6 mil correm pelo verde

Fonte Ascom - MMA 04/06/2012 às 0h

Em Brasília, 1,6 mil correm pelo verde

Comemorações pela Semana do Meio Ambiente mostram como é possível organizar evento esportivo de porte sem ameaçar a sustentabilidade

Cerca de 1,6 mil pessoas participaram, ontem (03/06), da 1ª Corrida Verde de Brasília: DF Rumo à Rio+20. Os atletas saíram do Eixo Monumental, na altura do Teatro Nacional, e fizeram percursos de cinco e dez quilômetros pela Esplanada dos Ministérios e imediações, sem provocar danos ambientais comuns a promoções desse porte. O evento seguiu as regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) e integra as atividades da Semana do Meio Ambiente.

Os organizadores consideraram a corrida um sucesso. Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento foi promovido pelo Conselho Superior de Justiça do Trabalho e pela Associação dos Servidores do Senado Federal. Tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e estimular a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para o período entre 13 e 22 deste mês, no Rio de Janeiro.

Uma equipe de 31 servidores do MMA participou da competição. "Ter uma vida saudável tem tudo a ver com a preservação do meio ambiente: é importante que as pessoas reconheçam essa importância", afirmou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, Paulo Guilherme Cabral.

VENCEDORES

Os cinco primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus do artista plástico Mário Viggiano, elaborados com materiais recicláveis. Moradora de Águas Lindas (GO) e com apenas 15 anos de idade, Karina Gualberto venceu a prova de cinco quilômetros com tempo de 19min55s.

Maria Sandra Silva, 39, ganhou medalha de ouro ao completar o percurso de 10 quilômetros em 39min52s. "É um trajeto bem difícil e exigiu bastante esforço para que eu conseguisse me sair bem", contou. Entre os homens, Manoel Pereira da Costa, 41, ficou em primeiro lugar na prova de cinco quilômetros. Ele veio de Anápolis (GO) para participar da 1ª Corrida Verde de Brasília e completou o percurso em 16min27s.

A primeira posição na prova de dez quilômetros ficou para Jormen Freire Nascimento, 25, Morador de Samambaia (DF), começou a praticar corrida quando entrou para o Exército, há seis anos. "A prova é complicada porque, na volta, tem muita subida", explicou Nascimento, que finalizou o trajeto com tempo de 32min48s.

SUSTENTABILIDADE

O ponto alto da corrida, no entanto, foi o uso de alternativas sustentáveis. O carro madrinha movido a eletricidade, a presença de batedores de bicicleta e a realização de coleta seletiva do lixo produzido durante o evento.

Além de uma tenda do MMA com a distribuição de material informativo sobre preservação do meio ambiente, outras atividades foram realizadas. Houve brinquedoteca para crianças e stand do Jardim Botânico de Brasília com explicações sobre espécies nativas do cerrado.
Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 04/06/2012 ás 0h

Compartilhe

Em Brasília, 1,6 mil correm pelo verde