Em 3º dia, Festival de Veneza tem filme sobre máfia

Fonte ANSA 29/08/2014 às 19h

Mostra apresentou hoje seu primeiro filme italiano da competição

29 Agosto, 13:23•VENEZA•

(ANSA) - Um filme italiano sobre a máfia calabresa, a dramática lembrança da crise imobiliária nos Estados Unidos, e uma comédia de Peter Bogdanovich foram os filmes que estrearam nesta sexta-feira (29), terceiro dia do Festival de Cinema de Veneza.

"Anime Nere" ("Almas Negras", em tradução livre), do cineasta Francesco Munzi, e o primeiro filme italiano dos três que competirão na Mostra italiana, e o terceiro longa do cineasta romano de 45 anos, cuja obra prima, "Saimir", obteve uma menção especial na sessão de estreantes no Festival de 2004.

Seu novo filme conta a historia de três irmãos calabreses, dois dos quais vivem à margem da lei, um traficando drogas, outro lavando dinheiro com a construção de casas, enquanto o mais velho é o único que mantém a tradição familiar vinícola-pastoral.

O filme é falado em dialeto calabrês por poucos atores profissionais e uma maioria de interpretes recrutados na localidade de Aspromonte, terra de sequestros e de uma delinquência ancestral, o filme se baseia em um romance de Gioacchino Criaco, que se baseou em fatos reais vividos pelo autor durante sua infância.

Já o cineasta norte-americano Ramin Bahrani de orgem iraniana cuja obra prima, "Mash Push Cart", estrou em Veneza, traz na mostra deste ano seu novo filme, "99 Homes", drama das famílias desalojadas em decorrência da crise nos EUA. O terceiro filme apresentado hoje é mais leve, é a comédia "She's Funny That Way", de Peter Bogdanovich, que não concorre ao Leão de Ouro e comemora a volta ao cinema de um importante diretor dos anos 1970. Ainda hoje, o Festival de Veneza premiou o documentarista norte-americano Frederick Wiseman com o Leão de Ouro pela sua carreira.

Wiseman, e autor de mais de 40 documentários, entre eles estão: "Law and Order", "Hospiral" "A Dança, La ballet de L'Opera de Paris", "Academia de Box", "Em Berkeley".(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 29/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Em 3º dia, Festival de Veneza tem filme sobre máfia