Egípcios preparam dia de protestos contra condenação de Mubarak à prisão perpétua

Fonte Agência Brasil 04/06/2012 às 10h

rasília – Em protesto contra a condenação à prisão perpétua do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, que governou o país por mais de três décadas, manifestantes preparam para amanhã (5) uma onda de protestos em todo o país. No sábado (2), a Justiça apresentou a decisão sobre a condenação de Mubarak, que renunciou ao governo em 11 de fevereiro de 2011, sob fortes pressões interna e externa.

Mubarak e o ministro do Interior da última etapa de seu governo, Habib Al Adly, foram condenados à prisão perpétua, além de seis agentes vinculados à gestão. Todos foram condenados por envolvimento diretos nas mortes de 850 pessoas que participaram de protestos contra o governo.

O Ministério Público do Egito defendia a pena de morte para Mubarak, mas o apelo foi rejeitado pela Justiça. A decisão provocou um fim de semana violento nas principais cidades do país. O ex-presidente está internado em um hospital militar, depois de ter sofrido uma parada cardíaca e, segundo informações não confirmadas oficialmente, será submetido a um tratamento de combate ao câncer.

Os protestos no Egito ocorrem a duas semanas do segundo turno das eleições presidenciais, marcadas para os dias 16 e 17. Os dois candidatos não informaram se participarão das manifestações amanhã. Porém, dois dos eliminados no primeiro turno disseram que estarão presentes. São eles Hamdeen Sabbahi e Abdel Moneim Abul Futuh.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa/

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 04/06/2012 ás 10h

Compartilhe

Egípcios preparam dia de protestos contra condenação de Mubarak à prisão perpétua