Eduardo Lopes destaca a Cúpula dos Legisladores, evento paralelo da Rio+20

Fonte Agência Senado 12/06/2012 às 20h

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) comunicou ao Plenário sua participação da Cúpula Mundial dos Legisladores, um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A Cúpula, relatou o senador, vai de sexta-feira (15) a domingo (17) e terá três objetivos básicos: criar um mecanismo para monitorar os compromissos assumidos pelos governos na Rio+20; fazer com que as negociações de legislações internacionais reconheçam as legislações nacionais, além de compartilhar as melhores práticas legislativas; e permitir um melhor monitoramento, pelos legisladores, das riquezas naturais.

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o parlamentar informou que 85 parlamentos nacionais estarão representados na Cúpula dos Legisladores. Ele disse que a embaixadora da Rio+20 na Cúpula, a ex-senadora e deputada federal Serys Slhessarenko (PT-MT), confirmou a presença de 38 presidentes de parlamentos.

O representante fluminense disse ter sugerido aos organizadores do evento que as reuniões de monitoramento dos compromissos assumidos na Rio+20 seja anual, em vez de bienal, como foi primeiramente proposto.

O senador afirmou que o fio condutor da reunião pode ser resumido na seguinte pergunta: como a legislação dos países que participam da Rio+20 podem ser reconhecidas nas nego internacionais? Para o parlamentar, “a resposta pode ser criação de um mecanismo que venha a influenciar a formulação dos tratados internacionais”.

Eduardo Lopes comunicou que, além da presidente Dilma Rousseff, são esperados na abertura do evento o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP); e o presidente no Brasil da Globe International (entidade que congrega os parlamentares de todo o mundo, patrocinadora da Cúpula), senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou a esperança de que a Cúpula dos Legisladores possa ser a semente de uma bancada mundial para um novo tipo de desenvolvimento.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 12/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Eduardo Lopes destaca a Cúpula dos Legisladores, evento paralelo da Rio+20