DOM Strategy Partners lista as 50 empresas mais inovadoras do Brasil

Fonte IMAGE Comunicação 31/08/2014 às 14h
Consultoria elabora estudo inédito que desvenda as companhias que mais inovam segundo a percepção do consumidor. O Boticário, NetShoes e Chilii Beans lideram o ranking.


A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, realizou uma pesquisa com as 500 maiores companhias do País em diferentes setores da economia para identificar as suas práticas mais inovadoras no relacionamento com o cliente. O estudo detalha qual é o foco da inovação gerada pelas organizações, como é percebida pelo público, além da maneira que é traduzida em práticas e modelos de negócios. O resultado deu origem ao ranking inédito “As 50 empresas mais inovadoras do Brasil”, que traz a avaliação em 14 segmentos distintos.

Para qualificar e tangibilizar o valor produzido pela inovação, sob a ótica de seus usuários e clientes, a DOM se baseou nas premissas de inovação apresentadas na metodologia IAM AIR - Adequação, Incremento e Ruptura.

O método, desenvolvido pela consultoria, combina a mensuração do valor e resultados potenciais das inovações em três dimensões, classificadas por Clayton Christensen, professor e autor do livro “O Dilema da Inovação”, são: Adequação – as empresas buscam se equiparar aos padrões do mercado para simplesmente não serem passadas para trás; Incremento – quando criam vantagem competitiva, mirando novos nichos pouco explorados; e Ruptura- aquela em que uma empresa nova no mercado, ao invés de tentar vencer os concorrentes, muda as regras da competição de um determinado setor, abrindo novo caminho.

Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação no que tange à tecnologia, mas como objeto de fortalecimento da empresa com os seus stakeholders. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor - intangível e tangível - para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Srategy Partners.

A partir de um recorte inicial privilegiando as companhias que mais investem e se diferenciam pela inovação no relacionamento com seus clientes e da condução de pesquisas de campo com clientes para confirmação de que essas inovações são efetivamente relevantes e percebidas, a consultoria refinou critérios para compor o ranking das maiores empresas inovadoras, tais como oferta de produtos e serviços inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente, colaboração e interação on-line com clientes, disponibilização de formatos e modelos de atendimento, qualidade da gestão do relacionamento com o cliente e experiência de marca durante o consumo.

Desse levantamento, saíram as 50 empresas mais bem pontuadas. Conforme aponta o estudo, os setores bens de consumo não duráveis - em que estão listadas diversas fabricantes – e o varejo são os que mais se destacaram como inovadores. O grupo de empresas mais bem pontuados com notas acima de nove, possui estratégia planejada de inovação a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus consumidores. No top 10 geral da lista estão: O Boticário, NetShoes, Chilii Beans, Dilleto, Nespresso, Albert Einstein, Wine, Bradesco, Whirlpool e Habib’s.

Segundo Domeneghetti, a constatação do estudo ressalta que não existe inovação sem compreender o mercado em que as companhias atuam. “Cada empresa tem o modelo, a demanda e o tamanho do investimento para ser destinado a inovação, de acordo com o seu segmento ou sua estratégia de negócios. A inovação, assim, não é regra, mas uma equação de sucesso”, pontua o executivo.

A pesquisa “As 50 empresas mais inovadoras do Brasil” avaliou as empresas entre os meses de março e junho deste ano por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primarias, dentre releases, relatórios, informações para investidores, assim como, secundárias, ou seja, notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.
 

 

50 Empresas Mais Inovadoras do Brasil

O Boticário

9,13

Netshoes

9,12

Chili Beans

9,11

Diletto

9,08

Nespresso

9,06

Albert Einsten

9,04

Wine.com

9,01

Bradesco

8,92

Whirlpool

8,91

Habib’s

8,89

Osklen

8,84

P&G

8,83

Natura

8,82

Bauducco

8,72

Beauty’in

8,71

Brigaderia

8,66

Vigor

8,65

Cacau Show

8,64

Centauro

8,62

Itaú Unibanco

8,52

Banco do Brasil

8,51

Mundo Verde

8,50

Nestlé

8,46

Mercado Livre

8,45

Coca - Cola

8,33

Avianca

8,32

Chama da Amazônia

8,31

Fiat

8,29

Porto Seguro

8,28

JBS - Friboi

8,24

Bradesco Seguros

8,22

Santander

8,20

Urban Remedy

8,18

Kopenhagen

8,16

UOL

8,13

Baggio Café

8,50

Subway

8,46

Azul

8,45

Buscapé

8,33

Ultrafarma

8,32

Casas Bahia

8,31

Certisign

8,29

BRF

7,97

Walmart

7,96

MC Donald’s

7,95

Pague Menos

7,94

Starbucks

7,92

SKY

7,91

Samsung

7,90

AMBEV

7,89

 

 

Sobre a DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados.

 

IMAGE Comunicação
Fonte IMAGE Comunicação 31/08/2014 ás 14h

Compartilhe

DOM Strategy Partners lista as 50 empresas mais inovadoras do Brasil