Depois da prova no Pan, triatletas brasileiras focam em evento-teste no Rio

Fonte Ministério do Esporte 11/07/2015 às 23h

Dos Jogos Pan-Americanos para o Aquece Rio – evento-teste para 2016 e que vale vaga olímpica no triatlo. São 20 dias entre as duas competições. Assim, os triatletas que estão em Toronto, no Canadá, cruzam a linha de chegada com o próximo desafio marcado. Neste sábado (11.07), foi a vez das mulheres encararem o desafio debaixo do sol forte canadense. A delegação verde e amarela foi representada por Pâmella Oliveira, que faz parte do programa Bolsa Pódio, Beatriz Neres e Luisa Baptista, contempladas pela Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

 

Na última edição do Pan, em 2011, Pâmella Oliveira voltou para casa com a medalha de bronze. Agora, a esperança era outra, como ela explicou depois de nadar 1,5km, pedalar 40km e correr 10km. “Eu vim para Toronto pensando na medalha de ouro, pois eu já tinha sido medalha de bronze. Arrisquei tudo, mas hoje não foi o meu dia e não rendi o que eu esperava. Foi muito abaixo das minhas expectativas. Agora, é preciso focar nas duas próximas semanas para descansar e ver o que deu errado”, analisou.

 

A brasileira cruzou a linha de chegada em décimo lugar. Luisa Baptista terminou em 17º e Beatriz Neres em 18º. A prova foi vencida pela chilena Barbara Riveros, com o tempo de 1h57m18s. Paola Diaz, do México, foi prata, e Flora Duffy, de Bermudas, levou o bronze. “Agora, tenho que focar no evento-teste no Rio de Janeiro onde espero sentir bem melhor e trazer o resultado que não conquistei aqui”, disse Pâmella.

 

Foto: Washington Alves/ Exemplus/ COB

 

O evento-teste para os Jogos Olímpicos será disputado no dia 2 de agosto, no Forte de Copacabana. Serão 25 países na prova que vai reunir 150 atletas de olho na vaga do Rio de Janeiro em 2016. “A minha preparação foi planejada para disputar as duas competições seguidas. É normal que uma das duas não tenha um resultado ruim. Eu tinha muita vontade de ter levado a primeira medalha para o Brasil. Até os Jogos do Rio vou fazer muita coisa diferente, preparações específicas para a natação, ciclismo e corrida. Cada uma será em um lugar, em uma fase de treino, que é mesmo para chegar 200% no Rio de Janeiro”, disse.

 

Pâmella Oliveira é a principal atleta brasileira no triatlo. Ela ocupa a 26ª posição no ranking mundial. Na história da participação brasileira em Jogos Pan-Americanos, o triatlo nacional conquistou dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

 

De volta ao Brasil, ela vai fazer um período de treinamento de dez dias no Rio de Janeiro. O planejamento da atleta para 2015 será exatamente igual ao do próximo ano. “Vamos tentar tudo igual e depois vamos avaliar o que será necessário acertar para chegar bem preparada para representar o país”, revelou.

Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 11/07/2015 ás 23h

Compartilhe

Depois da prova no Pan, triatletas brasileiras focam em evento-teste no Rio