Cúpula Mundial de Legisladores será um dos eventos centrais da Rio+20, afirma Cícero Lucena

Fonte Agência Senado 05/06/2012 às 22h

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) afirmou nesta terça-feira (5) que a Cúpula Mundial de Legisladores será um dos principais eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

- Essa cúpula tem tudo para ser um dos mais importantes eventos, isso porque os legisladores, acostumados que estão a pensar em normas de interesse geral em seus países e a estabelecê-las, certamente definirão propostas que podem auxiliar, em muito, os debates do evento realizado pela ONU – afirmou o senador.

A Rio+20 acontece de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro e a Cúpula Mundial de Legisladores ocorre nos dias 15, 16 e 17. Segundo informou Cícero Lucena, 38 presidentes de parlamentos já confirmaram presença e mais de 80 países estarão representados por cerca de 300 parlamentares.

- Para se chegar ao desenvolvimento sustentável é necessário estar ciente de que ele só se concretizará se beneficiar a todos. Se não houver políticas públicas que assegurem a sobrevivência dos menos favorecidos, eles certamente se valerão dos recursos que a natureza lhes oferece. Daí a importância da participação dos legisladores na busca do desenvolvimento da governança florestal no que diz respeito à execução financeira, prestação de contas e coordenação de políticas específicas – disse.

Cícero Lucena é o atual presidente da representação brasileira da Globe International, organização mundial que discute ações legislativas relacionadas à questão ambiental e às mudanças climáticas.

- Cabe aqui destacar que a função da Globe International é analisar cientificamente as informações relacionadas a questões ambientais e promover a troca de informações entre parlamentares de todo o mundo – explicou.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 05/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Cúpula Mundial de Legisladores será um dos eventos centrais da Rio+20, afirma Cícero Lucena