Creches públicas já atendem mais de 3,1 mil crianças no DF

Fonte Agência Brasília 31/08/2014 às 18h

Creches públicas já atendem mais de 3,1 mil crianças no DF



São 28 unidades modernas em funcionamento, que fornecem alimentação e cuidados adequados durante 10 horas diárias de acompanhamento

BRASÍLIA (31/8/14) – Em um espaço aconchegante, com berços para o sono da tarde e cômodos adaptados, mais de 3,1 mil crianças de 0 a 5 anos, no Distrito Federal, passaram a receber, em 10 horas diárias de cuidados, alimentação saudável e muito carinho. O atendimento, das 7h até as 17h, é realizado nas 28 creches inauguradas pelo GDF.



"Quando meu filho era menor, eu tinha de amamentar e trabalhar ao mesmo tempo. Por isso, essa creche significa muito, porque é bom para ele, para o desenvolvimento dele. É o primeiro passo para a escola e, para mim, é uma independência para trabalhar tranquila", disse Rayane Paes, 26 anos, mãe de Samuel, de 1 ano, que passa o dia no Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Ypê Rosa, em Samambaia.



O gerente da unidade, Rodrigo Simões, reforçou que os cuidados oferecidos no Cepi caminham com a educação. "Cada turma tem sua rotina e sua grade de atendimento para que a criança possa se desenvolver adequadamente, com acesso às atividades pedagógicas pertinentes à respectiva faixa etária", explicou.



ROTINA - Na unidade, as crianças estão divididas em duas turmas de Berçários, com oito alunos cada, além de salas de Maternal I e II, e Período I e II, com 12 alunos cada. Pela manhã, é servido café da manhã e lanche. Depois do almoço, ao meio-dia, as crianças têm um momento do descanso para dormir, que vai até as 14h.



"Nosso dia é bem divertido, começamos cedo. Quando os alunos chegam, levamos para o refeitório, fazemos uma oração e servimos o café", contou uma das professoras do berçário, Edilândia Gonçalves. Segundo ela, pela manhã, eles também tomam banho de sol, cantam em rodinha e fazem diversas atividades.



"Eles são pequenos, então, temos o cuidado de sempre olhar a fralda para ver se está suja. Além disso, os cuidados são tantos e o contato é tão grande que já me apeguei a todos. Existem alguns que até nos chamam de mamãe", contou a professora.



Na parte da tarde, é servido um novo lanche e, depois de algumas horas, o jantar. "A unidade tem seu próprio nutricionista, que prepara o cardápio e avalia o peso e a altura de cada aluno, mensalmente. Para crianças que têm baixo peso, preparamos alimentação especial", enfatizou o gerente.



A nutricionista Kelly de Souza também esclarece que as refeições são preparadas pela cozinheira e duas auxiliares com produtos frescos fornecidos pelos agricultores do DF.



"Nosso cardápio é variado, mantemos suco natural, frutas, além de sempre fornecermos alimentos com proteínas, fibras e vitaminas essenciais para o crescimento saudável, sem obesidade e outras doenças", destacou a profissional, ao comentar que as crianças gostam da refeição oferecida.



"Eu gosto de brincar, pintar e do lanchinho, que é gostoso", comprovou Ana Júlia Campos, de 4 anos, ao dizer que todas as professoras são divertidas e que os alunos na sala são bons amigos.



Maria Eduarda da Silva Matos, colega de Ana Júlia, também gosta do espaço. "Eu também gosto de dormir e, depois de acordar, comer o meu lanchinho. A sala de brinquedos é muito legal, e, quando não venho para a escola, eu tenho saudades", disse.



CRECHES - Atualmente há 28 novas creches públicas em funcionamento no DF, sendo sete do modelo Centro de Educação Infantil (CEI) e outras 21 no modelo Centro de Educação da Primeira Infância (CepiI). Cada unidade custou, em média, R$ 2,5 milhões, e tem capacidade para receber cerca de 112 crianças.



De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, nos próximos dias, mais 18 unidades do tipo Cepi devem ser entregues a população. Nesse modelo, o total previsto de creches é 112.



"Vamos construir essas creches para atender mais de 12 mil crianças com cinco refeições, atendimento integral de 10 horas e atendimento especial para cuidar e educar", contabilizou o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Sousa.



Interessados em matricular seus filhos podem procurar a Regional de Ensino do Cepi mais próximo de sua residência.


Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 31/08/2014 ás 18h

Compartilhe

Creches públicas já atendem mais de 3,1 mil crianças no DF