CPqD realiza workshop sobre fibras ópticas especiais

Fonte Pimenta Comunicação. 09/12/2009 às 16h

Com o objetivo de estimular a difusão e a troca de experiências em pesquisas na área de sensores e dispositivos baseados em fibras ópticas especiais, o CPqD vai realizar na próxima quinta-feira, dia 10, o workshop internacional Novel Optical Fibers - Technology and Applications. O evento, que deverá reunir nas instalações do CPqD, em Campinas, especialistas nesse assunto do Brasil e do exterior, é uma realização conjunta com a Draktel, a Draka e a Metrocable.
 
Além dos especialistas dessas empresas e do próprio CPqD, farão palestras durante o workshop pesquisadores e representantes de universidades e de outras organizações - entre elas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Cemig, CHESF, Embraer e Petrobras. Afinal, a expansão do desenvolvimento e da disponibilidade comercial de novos tipos de fibras ópticas vem abrindo excelentes perspectivas para dispositivos baseados nesses materiais.
 
"É possível utilizar as fibras ópticas não só como meio de transmissão mas também em  diversas outras aplicações, em áreas como energia e petróleo, além de telecomunicações", afirma Raniere Noronha, pesquisador e coordenador técnico do workshop pelo CPqD.
 
 
Agenda:

Workshop Novel Optical Fibers - Technology and Applications
 
Quando: 10 de dezembro - das 8h30 às 13h00
 
Onde: Auditório do CPqD - Rodovia Campinas- Mogi Mirim, km 118,5
           Campinas - SP
 
Mais informações e inscrições (gratuitas) podem ser feitas pelo site http://www.giga.org.br/wnof2009


Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 33 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.


 
Pimenta Comunicação.
Fonte Pimenta Comunicação. 09/12/2009 ás 16h

Compartilhe

CPqD realiza workshop sobre fibras ópticas especiais