Começam as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Fonte Pnuma Brasil/EcoAgência 02/06/2012 às 23h

Do plenário do Senado Federal às ruas do Rio de Janeiro, se iniciaram hoje as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), que acontece anualmente no dia 5 de junho e, em 2012, será sediado pelo Brasil. Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 deverá engajar pessoas em todo o mundo em milhares de atividades ambientais que acontecerão em torno do dia 5 de junho de 2012.

Aproximadamente uma semana após o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a Conferência Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Na corrida para a Rio+20, o Dia Mundial do Meio Ambiente irá promover o papel ativo de comunidades em todo o mundo na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono. Da Argélia a Auckland, cerca de oito mil atividades agendadas para o dia 5 de junho já foram cadastradas no site www.unep.org/wed por participantes do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ainda há bastante tempo para se envolver no WED 2012. O público está sendo estimulado a visitar o site www.unep.org/portuguese/wed e cadastrar suas atividades verdes para o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) também lança, no dia 6 de junho, o Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5). Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, o GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. Na rota até a Rio+20, o GEO-5 irá avaliar o estado do meio ambiente global e acompanhar o progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade.

Destaques da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 no Brasil:

1º de junho de 2012

œ Abertura da Green Nation Fest
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

Uma celebração de meio ambiente, educação e entretenimento, o Green Nation Fest uniu-se ao PNUMA para celebrar o Dia do Meio Ambiente através do cinema, novas mídias e outras atividades culturais. Os dez dias de festividades devem mobilizar ações comunitárias no Brasil, com o intuito de promover desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis. Acesse aqui o site oficial (em português): www.greennationfest.com.br

2 de junho de 2012

œ Lançamento do Passaporte Verde
Corcovado, Rio de Janeiro

A Rio+20 trará ao Brasil centenas de delegados de todas as regiões do mundo, lotando os hotéis e explorando a região – ações que podem deixar uma pegada significativa de carbono na cúpula. O PNUMA uniu-se ao governo do Brasil para desenvolver um novo aplicativo para smartphones que fornece informações sobre mais de 400 locais ambientalmente saudáveis e de serviços turísticos no Rio de Janeiro. O PNUMA também produziu diretrizes de sustentabilidade para os hotéis da cidade. Com o Brasil como sede da Copa Do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Passaporte Verde é um novo marco rumo ao desenvolvimento do turismo sustentável no país.

4 de junho de 2012

œ Desafio do WED de Plantio de Árvores com Gisele Bündchen
Green Nation Fest, Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, plantará a primeira das 50 mil novas árvores que serão símbolo do Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento marca a conclusão do Desafio do WED do ano passado, quando a supermodel competiu com o ator americano e também Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Don Cheadle, para incentivar a participação global no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a vitória da modelo brasileira no Desafio do WED, uma nova floresta será plantada em seu país. Imediatamente após o ato simbólico, Gisele se unirá à Izabella Teixeira, Ministra de Meio Ambiente do Brasil, ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e ao Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, para uma coletiva para a imprensa e estudantes.

Lançamento do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego
13h, Coppe-UFRJ

O Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner, participará da mesa-redonda de lançamento do Instituto.

œ Prêmio Campeões da Terra do Pnuma

Coletiva de Imprensa: 16:30-17:45, Salão Azul, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro

Cerimônia de entrega do prêmio: 20:00-00:00, Salões Cristal, Palm e Galeria, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro

O emblemático prêmio ambiental da ONU será apresentado em conjunto com o WED pela primeira vez este ano. O prêmio Campeões da Terra reconhece líderes nos campos da política, ciência, empreendedorismo e lideranças de base. Este ano, a Embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen, irá fazer a entrega dos prêmios aos Campeões da Terra 2012, ao lado do Diretor Executivo do Pnuma, Achim Steiner.

5 de junho de 2012

œ Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio Presidencial
11:00, Palácio do Planalto, Brasília

A Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, irá apresentar um pacote nacional de medidas ambientais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma sessão especial da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 acontecerá logo em seguida ao anúncio.

6 de junho de 2012

œ Lançamento mundial do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) do Pnuma

Coletiva de Imprensa e Painel de Discussões
10:30-12:45, Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro

O GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. O estudo, que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro, fornece uma análise aprofundada sobre o estado ambiental global e inclui contribuições de aproximadamente 300 especialistas de todo o mundo. O GEO-5 também irá revelar o nosso progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade. Lançamentos paralelos acontecerão em diversas localidades ao redor do globo. Para mais informações sobre o GEO-5, acesse: www.unep.org/geo

Celebrações por todo o mundo

Além do Brasil, celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo organizadas por indivíduos, organizações e comunidades em dezenas de localidades.
Um mapa interativo com as atividades globais do Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser visualizado nohttp://www.unep.org/wed/aroundtheworld/activitymap/

Entre essas atividades, estão:

Bélgica

3-8 de junho – Bee Biodiversity Garden (Jardim de Biodiversidade – Abelhas)
Local do evento: Parlamento Europeu, Bruxelas

Milhares de plantas que convivem em harmonia com as abelhas serão exibidas na praça localizada em frente ao Parlamento Europeu, com displays e stands de informação.

Suíça

2 de junho – Celebração marca o 10º aniversário da entrada da Suíça nas Nações Unidas, 40º aniversário do PNUMA e 20 anos da Conferência ECO 92.
Local do evento: Parc La Grange, Geneva

Exposições do PNUMA e outras organizações ambientais, Paint Party sobre Economia Verde, competição pelo piquenique mais sustentável, música e jogos.

Quênia

5 de Junho – Heróis Verdes Pnuma/Mathare: Iniciativa de Gestão de Resíduos para a Economia Verde
Local do evento: Mathare, Nairobi

Um dia de educação sobre gestão de resíduos, futebol e diversão, organizado por Maji Mazuri, uma organização para o desenvolvimento comunitário operada pela juventude de Mathare, uma das maiores favelas da capital do Quência.

Iraque

5 de junho – Festival de Arte ONU-Habitat WED
Local do evento: Hillah Youth Centre, Hillah, Iraque

O Festival terá competições de desenho e redação sobre temas ambientais.

Tailândia

5 de junho – Seminário de Economia Verde
Local do evento: Bancoc

O Quê: Organizado pelo Pnuma e pelo Centro Para Pessoas e Florestas, o seminário terá como tema “A Economia Verde a as inundações tailandesas”.

Estados Unidos

5 de junho – Painel de Discussões sobre Cidades Sustentáveis e a receptividade do Dia Mundial do Meio Ambiente
Local do evento: Escritório do Green Building Council dos Estados Unidos, Washington DC

Organizado pel Pnuma, Green Building Council dos Estados Unidos e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, o painel terá como tema “Cidades Sustentáveis e a Conferência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)”.

Panamá

5 de junho – Exibição do Documentário: “What I Grasp and What I See” (O Que Eu Entendo e O Que Vejo)

Filme narrado por comunidades de ribeirinhas de duas bacias hidrográficas do Panamá. A exibição será apresentada pelo PNUMA, PNUD, Autoridade Nacional do Meio Ambiente, Autoridade do Canal do Panamá e será seguido por um painel de discussões com diretores e participantes.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é a maior e mais celebrada data global para ações ambientais positivas e acontece todos os anos no dia 5 de junho. As celebrações do WED começaram em 1972 e tornaram-se um dos principais veículos por meio dos quais a ONU incentiva uma maior consciência mundial sobre o meio ambiente e estimula atenção política e ações efetivas.

Visite o site oficial do WED no www.unep.org/portuguese/wed

Desafio WED 2012

Para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012, pessoas de todo o mundo foram desafiadas a cadastrar uma atividade que será realizana no dia 5 de junho em comemoração ao WED nowww.wedchalleng.org. O objetivo é quebrar o recorde do maior número de atividades cadastradas nas quatro décadas de história do WED.

Este ano, existe um incentivo extra para o engajamento ambiental. Cinco carros de baixo consumo de combustível, doados pela Kia Motors, serão entregues aos melhores projetos do Dia Mundial do Meio Ambiente em cada uma das seguintes categorias:

- Pessoas: Maior número de participantes envolvidos em uma atividade WED
- Tema: Tema que melhor sustente o tema oficial da WED 2012: Economia Verde: Ela te inclui?
- Criatividade: Atividade mais inovadora, diferente e divertida do WED
- Buzz: Atividade do WED que faça melhor proveito do poder das mídias sociais
- Impacto: Atividade do WED que resulte na mudança mais real e efetiva.

Para competir, todas as atividades devem ser cadastradas online até o dia 30 de junho de 2012. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de julho de 2012.

Mais informações estão disponíveis no site: www.unep.org/portuguese/wed

 

Pnuma Brasil/EcoAgência
Fonte Pnuma Brasil/EcoAgência 02/06/2012 ás 23h

Compartilhe

Começam as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente