Começam ensaios em voo do avião monomotor T-Xc

Fonte Agência Gestão CT&I* 31/08/2014 às 20h
O protótipo do avião de treinamento T-Xc (modelo Novaer N-210) iniciou com sucesso seu programa de voo na última semana, em São José dos Campos (SP), com duração de 20 minutos. Após esse primeiro voo, inicia-se a campanha de ensaios, na qual a aeronave vai, gradativamente, desenvolvendo velocidades cada vez maiores e abrindo o envelope de manobras.

Um segundo voo também foi feito pela equipe, dessa vez por 50 minutos, quando foram realizadas as primeiras provas de manobras. Antes disso, já haviam sido executados diversos giros de motor e, nas últimas duas semanas, a aeronave realizou também taxiamentos, corridas na pista e outros testes em solo para validar os ajustes e calibrações finais.

O T-Xc é um avião monomotor, asa baixa com trem de pouso tipo triciclo e retrátil, com previsão de ser produzido em duas versões. Os recursos do protótipo são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), via subvenção econômica, com cerca de R$ 10 milhões.

Seu projeto é baseado no modelo K- 51, do renomado projetista Joseph Kovacs. A aeronave foi pilotada, no 1º voo, por seu filho, Otávio Kovacs. “Os primeiros resultados foram excelentes”, destacou o piloto. Outras provas se seguirão nas próximas semanas, período em que o avião estará em instalações cedidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA).

*(Com informações da Finep e Novaer)
Agência Gestão CT&I*
Fonte Agência Gestão CT&I* 31/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Começam ensaios em voo do avião monomotor T-Xc