Começa amanhã a primeira competição de robôs autônomos da UFMG

Fonte UFMG 26/08/2014 às 10h
Conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre robótica, eletrônica, controle, programação e sistemas embarcados serão apresentados na prática, durante a primeira Competição de Robôs Autônomos (Cora) da UFMG. O evento começa nesta quarta-feira, 27, e prossegue até a próxima sexta, no Diretório Acadêmico (DA) da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

A competição consiste na apresentação de protótipos desenvolvidos por estudantes, distribuídos em 22 equipes participantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PET-EE) e da equipe acadêmica de robôs autônomos (Autobotz) da UFMG.

Os robôs, com peso máximo de 900 gramas, deverão cumprir um percurso sobre uma pista, sem intervenção humana, comunicação com computador ou qualquer dispositivo externo. Movidos a energia elétrica, os protótipos deverão transportar sua própria fonte de alimentação. O tempo de cada equipe será avaliado eletronicamente.

A superfície da pista será feita com placas de MDF revestidas com fórmica preta. Emendas de placas vão compor toda a área do percurso, provocando desníveis que devem ser superados pelos robôs. Duas faixas brancas vão representar faixas de pedestres, localizadas uma em cada lado da linha do percurso. Os robôs deverão perceber a sinalização e parar antes da faixa por, pelo menos, cinco segundos.

A programação do evento e outras informações estão disponíveis no site da competição.
UFMG
Fonte UFMG 26/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Começa amanhã a primeira competição de robôs autônomos da UFMG