Cléo Busatto lança O Florista e a Gata

Fonte MMatsuo Comunicação 16/06/2010 às 10h
São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os estados que recebem o lançamento da escritora Cléo Busatto O Florista e a Gata. O primeiro aconteceu durante o 12º Salão do Livro Para Crianças e Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), no Rio de Janeiro. Já, no dia 31 de julho, a obra será apresentada ao público de Curitiba e também começa a circular por São Paulo.
 
O Florista e a Gata narra a história da pequena Lídia, que certo dia acordou transformada em uma gata. Depois de saltar pela janela, a menina passa a ver o mundo com os olhos de gato, enfrentando perigos noite adentro.
 
Durante a caminhada, Lídia faz amizade com um menino que vende flores em mesas de bar. Depois de inúmeras aventuras, a menina retorna para casa. Em seu mundo confortável, ela reflete sobre a condição do seu amigo vendedor de flores, que talvez nem tenha onde dormir. Ao acordar, Lídia fica em dúvida se o que viveu foi sonho ou realidade.  
 
Madrugada
O Florista e Gata nasceu numa madrugada da primavera de 2001. Num lampejo criativo, páginas e mais páginas foram surgindo na cabeça da escritora, que não saiu da frente do computador até que a obra estivesse toda rascunhada.
 
Busatto chegou à versão definitiva depois de muito trabalho. “Fico muito tempo elaborando internamente as histórias. Quando sento pra escrever, elas já estão quase redondas”, conta a escritora. “O método não foi muito diferente dos outros livros que eu já escrevi. A diferença é que fui acordada pela história que queria se materializar”. 
 
 
Trecho
“Tic tac tic tac tic tac tic tac  fazia o relógio do quarto...
tic tac tic tac tic tac  respondia o relógio da cozinha ...
tic tac tic tac no escritório ...
tic tac na sala...
A casa era toda tic tac tic tac tic tac...
A casa era o próprio tempo.
 
 
Olhei para o relógio na mesinha de cabeceira: três horas da manhã...  ulalá... lambi a minha patinha, esfreguei o meu rosto e tentei dormir outra vez. Eu precisava dormir. A cama estava quentinha, macia. Deitei e rolei com as patinhas para o ar, enquanto ouvia aquele tic tac tic tac tic tac. Foi dando uma soneira gostosa e acho que adormeci outra vez”.
 
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é escritora e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil, além de narradora oral de histórias. Nos últimos cinco anos, capacitou em torno de 40 mil pessoas e suas histórias foram ouvidas por mais de 65 mil. A escritora também investiga a narração oral no meio digital, o que resulta na produção de softwares educativos.
MMatsuo Comunicação
Fonte MMatsuo Comunicação 16/06/2010 ás 10h

Compartilhe

Cléo Busatto lança O Florista e a Gata