CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Josi é a estrela solitária de Santa Catarina nas areias

Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 04/12/2013 às 12h

 

Foto da notícia

Josi é natural de Itapema, mas começou a jogar em Blumenau

 

RIO DE JANEIRO, 04.12.2013 – Apesar das belas praias e do vasto litoral, Santa Catarina não tem a tradição de revelar atletas nas areias. Porém, pelos resultados apresentados na base este ano, esse cenário tem tudo para mudar. Entre as atletas da elite brasileira do esporte, que rodam o Circuito Banco do Brasil Open, a catarinense Josi surge como uma espécie de estrela solitária. De SEXTA (06.12) a DOMINGO (08.12), ela jogará em casa pela quinta etapa da edição 2013/2014, em São José (SC).

Natural de Itapema (SC), cidade litorânea, Josi, de 34 anos, curiosamente iniciou sua carreira em Blumenau (SC), onde não tem praia. Quando começou a jogar na quadra pela FURB, a Universidade Regional de Blumenau, ela acabou conhecendo o vôlei de praia, outro esporte praticado por lá. Iniciou os treinos, se apaixonou e não demorou a ser convocada para representar a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Foi quando percebeu que era exatamente o que queria para sua vida.

“Acabei hexacampeã dos Jogos, de forma consecutiva, de 2001 a 2006. Mas, no circuito nacional, só jogava de forma esporádica, quando tinha etapa em Santa Catarina e a federação me indicava. Até que, em 2008, voltei para Itapema porque queria disputar o Circuito Banco do Brasil Open”, disse Josi, que, em 2009, conseguiu patrocínio e passou a jogar a principal competição do vôlei de praia no país, tendo a catarinense Leize como parceira até 2011,Thaís em 2012 e Raquel desde janeiro deste ano.

Foi ao falar da felicidade em voltar a jogar no seu Estado, neste fim de semana, que Josi deixou escapar, também, uma ponta de tristeza por ver poucos catarinenses nas areias. Realmente, no CBBVP Open, só seu nome figura há algum tempo entre as atletas de ponta. Em 2013, porém, Santa Catarina terminou em quinto lugar em ambos os naipes do CBBVP Sub-19, o Brasileiro de Seleções Estaduais da categoria, e em quarto (feminino) e sexto (masculino) no Sub-21.

Além disso, o atual campeão mundial sub-21 é de Santa Catarina. Allison conquistou o título este ano, em Umag, na Croácia, ao lado do carioca Guto. Outra atleta do Estado convocada para a seleção e que disputou o Mundial da categoria foi Paola, o que mostra que bons valores têm surgido na base.

Hoje sem um patrocínio, Josi acaba treinando longe da parceira Raquel, que mora no Rio de Janeiro (RJ). Elas se juntam sempre às vésperas de cada etapa para jogar. A dupla, que atualmente é a oitava do ranking nacional, sabe que tudo poderia ser diferente se as condições fossem outras.

“Levamos uma certa desvantagem em relação às demais pelo conjunto, o que é fundamental no vôlei de praia. Infelizmente, ainda não temos como treinar juntas. Mas nosso objetivo, para o ano que vem, é mudar esse panorama. Apesar de todas as adversidades, ainda conseguimos nos manter na elite, entre as principais duplas do país. Sou profissional, amo o que faço e me dedico integralmente ao vôlei de praia.”

Primeira fase na sexta-feira, com quartas e semifinais no sábado
A etapa de São José (SC) começa na sexta, com os jogos da primeira fase. As quartas e semifinais acontecem no sábado, com finais e decisões de terceiro lugar no domingo. Na briga pelo título entre as mulheres, Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Josi/Raquel (SC/RJ), Fabíola/Pri Lima (DF/RJ), Vivian/Andrezza (PA/AM), Bruna/Thaís (PB/RJ) e Luciana/Érica Freitas (CE/MG).

Já no masculino, as 16 duplas na disputa são Alison/Emanuel (ES/PR), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ricardo/Márcio (BA/CE), Jorge/Pedro Solberg (PB/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Moisés/Gilmário (BA/PB), Harley/Renatão (DF/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Edson Filipe/Álvaro Filho (ES/PB), Jô/Averaldo (PB/TO), Thiago/Oscar (SC/RJ), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Léo Vieira/Bernat (DF/RJ), Luciano/Ferramenta (ES/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Rodrigo Saunders/Luizão (CE/AM).

Lembrando que todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da CBV (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo1.asp). O SporTV transmitirá as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

CREDENCIAMENTO: Os jornalistas interessados em realizar a cobertura da etapa de São José (SC) deverão se cadastrar no site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/credenciamento/index.asp. Com o pedido aprovado, receberão por email a confirmação. E, assim que cadastrado, cada profissional já passará a ter o seu acesso próprio para efetuar outros pedidos de credenciamento no futuro. As credenciais poderão ser retiradas de sexta a sábado com o assessor Erich Onida (21 8419-4240), na sala de imprensa da arena. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no domingo, dia das finais.

ENCONTRO COM A IMPRENSA: Os atletas Alison, Emanuel, Lili e Taiana atenderão a imprensa às 15h desta QUINTA-FEIRA (05.12) na área VIP da arena montada na Avenida Beira-Mar.

O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:

20131ª etapa – Recife (PE) – 30 de agosto a 1º de setembro
2ª etapa – Vitória (ES) – 20 a 22 de setembro
3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 20 de outubro
4ª etapa – Guarujá (SP) – 15 a 17 de novembro
5ª etapa – São José (SC) – 6 a 8 de dezembro

20146ª etapa – São Luís (MA) – 17 a 19 de janeiro
7ª etapa – Natal (RN) – 7 a 9 de fevereiro
8ª etapa – João Pessoa (PB) – 21 a 23 de fevereiro
9ª etapa – Maceió (AL) – 21 a 23 de março

SUPER PRAIA – Salvador (BA)

Assessoria de Comunicação - CBV
Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 04/12/2013 ás 12h

Compartilhe

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Josi é a estrela solitária de Santa Catarina nas areias