CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Emanuel é o maior vencedor da tradicional etapa de Recife

Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 27/08/2013 às 16h

 

Foto da notícia

Emanuel foi campeão em Recife com Tande, Ricardo e Alison

 

RIO DE JANEIRO, 27.08.2013 – O Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia entra na sua 23ª edição e, em toda sua história, Recife (PE) só não recebeu etapas da competição em 1998 e 2010. E essa que é uma das mais tradicionais sedes do torneio não só está novamente no calendário como abrirá a temporada 2013/2014, de SEXTA (30.08) a DOMINGO (01.09). Na disputa, o maior vencedor de todos os tempos nas areias da capital pernambucana: Emanuel.

Único a ter participado de todas as edições do Circuito Banco do Brasil, sendo o atleta com o maior número de títulos (oito no total), Emanuel foi campeão da etapa de Recife cinco vezes, e com três parceiros diferentes. A primeira conquista veio em 2000, ao lado de Tande. As três seguintes, em 2002, 2006 e 2008, foram com Ricardo, com quem conquistou o ouro olímpico nos Jogos de Atenas/2004. A última vez que subiu ao lugar mais alto do pódio em Recife foi em 2011, já tendo Alison como parceiro.

“Legal falar de Recife porque foi lá que disputei meu primeiro torneio, na minha primeira temporada na areia, em 91, no primeiro Circuito Banco do Brasil da história. O curioso é que eu jogava na quadra, no Clube Curitibano, e fui liberado para jogar na praia. Era meu primeiro ano na areia, quando já conciliava com a quadra. Meu parceiro era o Clésio, também do Paraná”, recorda Emanuel, que ficou surpreso ao saber que é o atleta que mais vezes ganhou em Recife.

Mesmo aos 40 anos, Emanuel fala como se fosse um iniciante. Tudo graças às muitas novidades que serão apresentadas na edição 2013/2014, como o novo formato de competição e a nova arena, por exemplo, o que, segundo ele, motiva ainda mais os atletas a desfilarem talento para o público. Um espetáculo que promete.

“Uma coisa bacana é que, no lugar onde tudo começou para mim nas areias, uma nova temporada se inicia com várias mudanças. É um link legal, que me dá ainda mais motivação. O Circuito se renova para o bem do esporte”, afirmou Emanuel, que ainda tem a última conquista em Recife na memória. “Fui campeão com o Alison já na Praia do Pina. Antes, as etapas por lá eram disputadas na Praia de Boa Viagem. É um lugar maravilhoso”, emendou.

Aliás, Emanuel e Alison voltam a jogar juntos depois de trocarem de parceiros na seleção brasileira, já num trabalho de observação da técnica Letícia Pessoa. No Grand Slam de Moscou (RUS) do Circuito Mundial, Alison jogou com Vitor Felipe, enquanto Emanuel fez dupla com Evandro, com quem acabou vice-campeão. Ambas as parcerias são refeitas para o Circuito Banco do Brasil.

“Gosto muito de jogar com o Alison e é um prazer estar ao lado dele por mais uma temporada. O fato de termos jogado separados no Circuito Mundial foi bom para valorizar os dois. Pudemos passar um pouco da nossa experiência aos mais jovens, o que é muito importante nesse novo sistema de seleções. Agora, estou ainda mais motivado para voltar a jogar com o Alison. Que a gente possa fazer um bom Circuito”, finalizou.

Alison/Emanuel, Evandro/Vitor Felipe e mais 14 duplas no masculino
Além de Alison/Emanuel e Evandro/Vitor Felipe, outras 14 duplas entram na disputa pelo título em Recife. Em cada etapa do Open, são 16 parcerias masculinas, sendo 12 pelo ranking e quatro convidadas pela CBV, e 12 no feminino, com nove definidas pelo ranking e outros três convites. E a briga será das mais acirradas dos últimos tempos, pelo número de parcerias de qualidade, muitas delas recém formadas e que prometem desbancar outras apontadas como favoritas.

Entre os homens, duelarão pelo título em Recife as seguintes duplas, já ordenadas pelo ranking: Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ricardo/Márcio (BA/CE), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Moisés/Gilmário (BA/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Harley/Renatão (DF/PB), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ), Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), Luciano/Márcio Gaudie (ES/RJ), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Léo/Marcus (RJ) e Allison/Guto (SC/RJ).

Entre as mulheres, poucas novidades. As duplas, na sua maioria, são as mesmas que terminaram a última temporada: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Val/Ângela (RJ/DF), Josi/Raquel (SC/RJ), Neide/Érica Freitas (AL/MG), Vivian/Andrezza (PA/AM), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Chell/Luciana (DF/CE) e Duda/Thaís (SE/RJ).

Assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
CREDENCIAMENTO:
O credenciamento da imprensa para a cobertura da etapa pernambucana será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA-FEIRA (30.08) a SÁBADO (31.08). O jornalista Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (01.09), dia das finais.

ENCONTRO COM A IMPRENSA:Os atletas Alison, Emanuel, Talita e Taiana atenderão a imprensa às 15h30 de QUINTA-FEIRA (29.08) na área VIP da arena montada na Praia do Pìna.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA DE PERNAMBUCO:
1991 – Recife – Dennys/Zé Marco (PB)
1992 – Recife – Marlos/Guilherme (RJ)
1993 – Recife – Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Recife – Magda/Adriana Behar (AL/RJ) e Lula/Adriano (PE)
1995 – Recife – Jacqueline/Sandra (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1996 – Recife – Mônica/Adriana (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1997 – Recife – Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Lula/Adriano (PE)
1999 – Recife – Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 – Recife – Adriana/Sandra (RJ) e Tande/Emanuel (RJ/PR)
2001 – Recife – Sandra/Tatiana (RJ/RS) e Lula/Adriano (PE)
2002 – Recife – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – Recife – Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2004 – Recife – Renata/Shaylyn (RJ/CE) e Bruno/Fabinho (AM/CE)
2005 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2006 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2008 – Recife – Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2009 – Recife – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2011 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
2012 – Recife – Juliana/Larissa (CE/PA) e Harley/Evandro (DF/RJ)

Assessoria de Comunicação - CBV
Fonte Assessoria de Comunicação - CBV 27/08/2013 ás 16h

Compartilhe

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Emanuel é o maior vencedor da tradicional etapa de Recife