CineCentro exibe mostra sobre 'velho oeste' com produções americanas e europeias

Fonte UFMG 02/09/2014 às 20h
O projeto CineCentro, do Centro Cultural UFMG, vai exibir, a partir de hoje (terça, 2) e até 1º de outubro, a mostra Hollywood western x bangue-bangue à italiana. A iniciativa pretende ressaltar as diferenças entre o faroeste produzido nos Estados Unidos, berço do gênero, e na Europa. As sessões serão às terças e quintas-feiras, sempre às 19h. A curadoria é da coordenadora do projeto, Adriana Machado.

O filme No tempo das diligências (1939), de John Ford, abre nesta noite a primeira parte da mostra, que apresenta a produção do faroeste nos Estados Unidos. Uma das obras de maior sucesso do gênero, No tempo das diligências acompanha uma caravana de prostitutas, milionários, pistoleiros, bêbados e trapaceiros que é atacada pelos índios Apaches.

O mito do velho oeste é uma reelaboração de momentos históricos de diferentes épocas e espaços, reais e imaginários. Os filmes criaram vários símbolos do gênero western, como a figura do caubói montado em seu cavalo, a marcha do progresso, a conquista do território e contraposições envolvendo leste e oeste, bem e mal, entre outras.

Com o declínio do papel dessas produções nos Estados Unidos, os europeus inauguraram o chamado “faroeste spaghetti”, marcado por abordagem mais crítica e maior preocupação com a aproximação histórica.

O faroeste americano e o europeu têm algumas diferenças que permitem compreender melhor o gênero, de acordo com a curadora. A trilha sonora dos filmes americanos é menos marcante que a dos italianos, e o figurino dos caubóis hollywoodianos, que se caracteriza por ser muito limpo, difere do figurino dos caubóis spaghetti, que usam roupas sujas e rasgadas. Dessa maneira, a distinção entre o bom e o mau fica clara nos filmes americanos; nos europeus, o mocinho está sempre no limite entre o bem e o mal.

Serão exibidos dez filmes: cinco de origem americana e cinco de origem europeia. A mostra integra o programa Cine Clássico, recém-lançado pelo projeto CineCentro para apresentar recortes temáticos da produção cinematográfica mundial.

O Centro Cultural UFMG está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, esquina com a Rua da Bahia, próximo à Praça da Estação. Mais informações estão no site da instituição.

Programação

Hollywood Western

2 de setembro, terça
No tempo das diligências
(Stagecoach, de John Ford, EUA, 1939, Livre, 1h37)

4 de setembro, quinta
Matar ou morrer
(High noon, de Fred Zinnemann, EUA, 1952, 12 anos, 1h25)

9 de setembro, terça
Meu ódio será tua herança
(The wild bunch, de Sam Peckinpah, EUA, 1969, 14 anos, 2h25)

11 de setembro, quinta
Os brutos também amam
(Shane, de George Stevens, EUA, 1953, livre, 1h58)

16 de setembro, terça
Winchester
(Winchester ’73, de Anthony Mann, EUA, 1950, 14 anos, 1h32)

Spaghetti Western

18 de setembro, quinta
Por um punhado de dólares
(Per un pugno di dollari, de Sergio Leone, Itália/Espanha/Alemanha, 1964, 14 anos, 1h39)

23 de setembro, terça
Django
(Django, de Sergio Corbucci, Itália/Espanha, 1966, 14 anos, 1h30)

30 de setembro, quinta
Três homens em conflito
(Il buono, il brutto, il cattivo, de Sergio Leone, Itália/Espanha/Alemanha,1966, 14 anos, 1h41)

25 de setembro, terça
Dia de ira
(I giorni dell'ira, de Tonino Valerii, Alemanha/Itália, 1967, 14 anos, 1h35)

1º de outubro, quinta
Sabata
(Ehi amico... c'è Sabata, hai chiuso!, de Gianfranco Parolini, Itália,1969, 14 anos, 1h49)
UFMG
Fonte UFMG 02/09/2014 ás 20h

Compartilhe

CineCentro exibe mostra sobre 'velho oeste' com produções americanas e europeias