Cine Drive-in participa do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Fonte Agência Brasília 25/08/2014 às 21h

Cine Drive-in participa do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro



Único no Brasil, cinema é parte importante do patrimônio cultural da cidade

BRASÍLIA (25/8/14) – O Cine Drive-in assumirá um papel diferente durante a 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ao passar de reprodutor de histórias a personagem. O Drive-in é peça fundamental na ficção Último Cine Drive-in, de Iberê Carvalho. Nela, o público poderá conferir a história de Marlombrando, que vai encarar mudanças em sua vida ao reencontrar o cinema prestes a ser demolido.



O espaço também é personagem no documentário Cine Drive-in - Cinema Sob o Céu, de Claudio Moraes. Único no Brasil, o espaço foi inaugurado em 25 de agosto de 1973. A estrutura conta com uma tela de concreto com 312m², todo asfaltado, além de ter uma localização privilegiada, no centro da capital federal.



O cinema tem uma caraterística diferente, segundo Marta Fagundes, administradora do estabelecimento. "Nele, as pessoas podem ouvir o som no seu rádio ou podem trazer suas cadeiras de praia para se sentarem do lado de fora (do carro)", explicou.



A acessibilidade é um dos atrativos que o local oferece. Deficientes físicos contam com um cinema favorável para a diversão. "Ele atende a demanda da sociedade, que pede locais com uma maior acessibilidade", enfatizou o secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro.



Os filmes serão exibidos entre os dias 18 e 22 de setembro, em sessões às 18h.



DEMOLIÇÃO – O secretário Claudio Monteiro desmentiu as notícias de que o Cine Drive-in seria fechado. Durante reunião na semana passada que debateu o futuro do local, o Governo do DF garantiu que o cinema continuará em funcionamento.



Claudio Monteiro disse, ainda, que o cinema é um espaço singular e com grande importância. "A melhor maneira de preservar é construir uma consciência coletiva de que ele é fundamental para a cidade", concluiu.

Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 25/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Cine Drive-in participa do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro