Chamada de propostas para INCTs recebe submissões até 8 de setembro

Fonte Agência FAPESP 29/08/2014 às 9h
A nova chamada para propostas de pesquisa a serem realizadas no âmbito do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) está aberta para submissões até 8 de setembro.

A chamada foi lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a FAPESP e demais fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs).

A submissão de projetos pode ser feita até 8 de setembro, exclusivamente por meio de formulário disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br). A chamada de propostas está disponível em www.fapesp.br/chamadas/inct2014.pdf.

Propostas que requeiram cofinanciamento da FAPESP devem cumprir requisitos extras, além daqueles descritos no edital da chamada. Veja as Informações FAPESP a respeito do edital com todos os requisitos em www.fapesp.br/8754.

A nova chamada

A nova chamada de propostas para INCTs visa apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas, na fronteira do conhecimento, que busquem soluções para grandes problemas nacionais, por meio da consolidação dos INCTs e da formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional.

A FAPESP e as demais FAPs participarão do programa cofinanciando as propostas selecionadas cujas instituições-sede estejam em seus respectivos estados. O valor total dos recursos para essa chamada, incluindo os federais e estaduais, é de até R$ 641,7 milhões. As propostas aprovadas deverão ser executadas em seis anos.

As normas da chamada remetem a especificidades das FAPs. Para o caso de propostas que requeiram cofinanciamento da FAPESP há outros requisitos extras relacionados à elegibilidade dos pesquisadores proponentes, orçamento, aplicação de recursos e seleção de propostas.

Uma das exigências extras é que o pesquisador responsável preencha os requisitos para submissão de Projeto Temático, incluindo aqueles relativos à disponibilidade de tempo para dedicação considerada adequada às atividades de liderança de projetos de pesquisa de grande porte.

Outra condição é que pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de CEPIDs vigentes ou pesquisadores responsáveis e pesquisadores principais de Projetos Temáticos vigentes cujo saldo fosse igual ou maior do que R$ 1 milhão em 7 de julho de 2014 devem necessariamente consultar a FAPESP para o agendamento de entrevista antes de assumirem responsabilidade de liderança de propostas INCT.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo que necessitem de informações adicionais, principalmente relacionadas às especificidades da chamada relativas à FAPESP, podem escrever para [email protected]
Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 29/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Chamada de propostas para INCTs recebe submissões até 8 de setembro