Cesare Battisti participa de audiência em vara do Rio de Janeiro

Fonte Ansa Flash 10/12/2009 às 15h

 O ex-militante italiano Cesare Battisti ingressou há pouco à sala da audiência na 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, onde responde a um processo por falsidade ideológica devido ao suposto uso de passaporte falso.

Battisti chegou ao local da audiência acompanhado de dois agentes da Polícia Federal. Ele vestia camisa marrom clara, calças jeans e algemas, que logo foram retiradas.

Condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios e considerado refugiado político pelo Ministério da Justiça brasileiro, o italiano é investigado no Rio por falsidade ideológica.

No último mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor do pedido de extradição do ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), apresentado pela Itália.

Na ocasião, os ministros decidiram ainda que o parecer final seria dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não se pronunciou.

Protesto

"Hoje, no Dia Universal dos Direitos Humanos, temos que denunciar o desrespeito contra Cesare Battisti, que é um refugiado político e ainda está na cadeia", declarou à ANSA a ativista Rosa de Fonseca, do movimento Crítica Radical, que apoia o ex-militante de esquerda.

Em ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a entidade -- que acompanha o julgamento -- também promovia o ato "Liberdade a Cesare Battisti Já!" em cidades brasileiras.


 
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 10/12/2009 ás 15h

Compartilhe

Cesare Battisti participa de audiência em vara do Rio de Janeiro