Certificação digital é tema do próximo Debate FINEP

Fonte Ascom - FINEP 11/06/2012 às 14h
 modelo de certificação digital adotado no Brasil, os conceitos básicos de infraestrutura de chaves públicas e como estas podem melhorar a confiança na internet serão o assunto do próximo Debate FINEP, que será realizado nesta quinta-feira, 14/6, às 10 horas, no Espaço Cultural da Financiadora. O palestrante convidado é Ricardo Felipe Custódio, doutor em Ciência da Computação e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O engenheiro tem trabalhos publicados sobre infraestrutura de chaves públicas, assinatura digital de documentos eletrônicos e criptografia e orientou mais de cem trabalhos acadêmicos.

No Brasil, a infraestrutura de chaves públicas denomina-se ICP-Brasil. A palestra apresentará as inúmeras aplicações deste suporte em computação, como as assinaturas digitais de documentos eletrônicos – que são usadas em tribunais de justiça para dar celeridade aos processos judiciais – e também a nota fiscal eletrônica, que pode substituir de vez o documento fiscal em papel. Para Ricardo Felipe Custódio, tais infraestruturas podem melhorar a segurança de sistemas de informação e certamente terão um papel importante na internet do futuro.

Debate FINEP

O objetivo da série Debate FINEP é criar um espaço aberto e permanente de debate entre a Financiadora de Estudos e Projetos e a sociedade, para subsidiar a construção de ações de apoio à inovação de forma democrática, transparente e eficiente.

Participam dos debates interlocutores internos e externos à FINEP, que contribuam para o acúmulo de conhecimento sobre políticas de fomento a C,T&I - Ciência, Tecnologia e Inovação. Mais informações pelo e-mail [email protected]

Serviço

A partir deste mês, os debates passam a ocorrer nas quintas-feiras. O próximo será no dia 14/6, às 10 horas, no Espaço Cultural FINEP, que fica no pilotis da Praia do Flamengo, 200 (RJ). A entrada é franca.

Ascom - FINEP
Fonte Ascom - FINEP 11/06/2012 ás 14h

Compartilhe

Certificação digital é tema do próximo Debate FINEP