Centro Virtual Brasileiro-Mexicano de Nanotecnologia se reúne pela primeira vez

Fonte Ministério da Ciência e Tecnologia. 23/12/2009 às 10h

O Centro Virtual Brasileiro-Mexicano de Nanotecnologia (CVBMNano) realizou a sua primeira reunião na quinta (17) e sexta-feira (18), em Chihuahua, no México. A instituição foi criada pelo Convênio de Cooperação Científica e Tecnológica entre os dois países, assinado em 17 de agosto último pelo diretor do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Conacyt), ministro Juan Carlos Romero Hicks, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende.

No primeiro dia de trabalho houve uma rodada de apresentações realizada pelos pesquisadores e representante de governo dos dois países, seguida de uma rodada de debate visando definir a estratégia de funcionamento do CVBMNano e uma agenda para 2010.

O principal instrumento proposto para iniciar a cooperação foi a criação de edital conjunto para viabilizar mobilidade de pesquisadores de ambos países objetivando a identificação de projetos de interesse comum a serem contratados, via edital, como próxima etapa.

Os representantes de Brasil e México se mostraram satisfeitos com a qualidade dos trabalhos em desenvolvimento em Nanotecnologia e Nanociência nos dois países o que possibilitou uma intensa interação entre os participantes. Existe o consenso de que a América Latina, principalmente Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia devem trabalhar para formar um bloco que tenha peso na produção internacional de C&T.

As apresentações dos pesquisadores mexicanos revelaram que o volume dos investimentos em Nanotecnologia e na formação de recursos humanos são quase equiparados aos do Brasil e contam também com alguns projetos robustos em cooperação internacional com países desenvolvidos como Estados Unidos e Comunidade Européia.

Dentre as diversas áreas identificadas como de interesse brasileiro para esta cooperação, a microscopia eletrônica destacou-se como uma das mais atrativas. 

Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fonte Ministério da Ciência e Tecnologia. 23/12/2009 ás 10h

Compartilhe

Centro Virtual Brasileiro-Mexicano de Nanotecnologia se reúne pela primeira vez